Início » Internacional » Controlar o arsenal químico da Síria é um grande desafio, dizem especialistas
Crise síria

Controlar o arsenal químico da Síria é um grande desafio, dizem especialistas

Missão seria muito cara e demorada, principalmente se o objetivo incluísse a destruição do arsenal químico

Controlar o arsenal químico da Síria é um grande desafio, dizem especialistas
Inspetores da ONU na Síria (Fonte: Reprodução/Reuters)

Especialistas alertaram nesta terça-feira, 10, para os grandes desafios envolvidos na tentativa de proteger e controlar o arsenal químico da Síria — uma tarefa tão complexa e arriscada — em meio a uma violenta guerra civil no país.

Ainda de acordo com especialistas, embora a missão possa valer a pena — apesar dos riscos –, ela seria muito cara e demorada, principalmente se o objetivo incluísse a destruição do arsenal estimado em milhares de ogivas, bombas e mísseis, além de centenas de toneladas de toxinas líquidas armazenadas por toda a Síria.

A complexa destruição do arsenal sírio exigiria também a construção de instalações seguras para evitar a contaminação.

O pesquisador belga Jean Pascal Zanders, que escreve para um blog com foco em armas de destruição em massa, ressalta que, se os planos incluírem a destruição das munições, deve-se pensar em termos de anos.

Acredita-se que a Síria tenha o terceiro maior arsenal armas químicas do mundo, incluindo grandes quantidades de gás sarin, além de gás mostarda e outras toxinas.

Até hoje o governo sírio nunca havia reconhecido formalmente seu programa de armas químicas. Isso mudou nesta terça-feira, 10, quando o ministro sírio das Relações Exteriores, Walid al-Moualem, anunciou que o governo aceitou uma proposta russa para colocar suas armas químicas sob controle internacional.

Fontes:
The Washington Post - Securing Syria’s chemical weapons arsenal would be formidable task, experts say

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Áureo Ramos de Souza disse:

    Pelo que entendi, as ameças dos Estados Unidos valeu a pena e se a Síria fizer como a Russia pediu as coisas podem melhorar para o povo Sírio. E acredito que mesmo com grande potencial como disse o pesquisador eles temeram o ataque americano

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *