Início » Internacional » Coreia do Norte ameaça cancelar encontro com Trump
'DESNUCLEARIZAÇÃO'

Coreia do Norte ameaça cancelar encontro com Trump

Pyongyang suspendeu uma reunião prevista para esta quarta com a Coreia do Sul

Coreia do Norte ameaça cancelar encontro com Trump
Encontro entre Donald Trump e Kim Jong-un agora está ameaçado (Fonte: Reprodução/AP)

A Coreia do Norte suspendeu uma reunião prevista para esta quarta-feira, 16, com a Coreia do Sul e agora ameaça cancelar a reunião de cúpula entre o líder Kim Jong-un e o presidente dos EUA, Donald Trump, marcada para o dia 12 de junho em Cingapura.

De acordo com Pyongyang, o encontro pode ser cancelado se Washington insistir com a exigência de que o regime norte-coreano abandone unilateralmente seu arsenal nuclear.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Kim Kye Gwan, ressaltou que se o governo americano “nos encurralar e nos pedir unilateralmente para abandonar nossas armas nucleares, não vamos ter qualquer interesse nas conversações e vamos ter que reconsiderar se aceitamos a futura cúpula entre Coreia do Norte e Estados Unidos”.

As conversas previstas para esta quarta entre representantes norte-coreanos e sul-coreanos foram suspensas em função dos exercícios aéreos conjuntos entre EUA e Coreia do Sul, informou a agência oficial KCNA.

Em um encontro com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, no mês passado, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, expressou a “vontade de uma ‘desnuclearização’ da península da Coreia” e ressaltou que os “EUA devem acabar com sua política hostil em relação à DPRK (sigla oficial da Coreia do Norte) e ameaças nucleares como condição prévia”.

O regime norte-coreano criticou o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, que propôs que a desnuclearização deve seguir “o modelo líbio”. “Isto foi um movimento estranho para impor ao nosso digno Estado o destino da Líbia ou do Iraque”, disse Kim Kye Gwan.

Fontes:
Estado de Minas - Coreia do Norte ameaça cancelar cúpula entre Kim e Trump

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *