Início » Internacional » Coreia do Norte cancela convite para visita de Ban Ki-moon
País isolado

Coreia do Norte cancela convite para visita de Ban Ki-moon

Pyongyang não deu qualquer explicação para o cancelamento

Coreia do Norte cancela convite para visita de Ban Ki-moon
Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (Fonte: Reprodução/World Economic Forum)

A Coreia do Norte cancelou nesta quarta-feira, 20, o convite feito ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para visitar o país. Pyongyang não deu qualquer explicação para o cancelamento. Tanto o convite quanto o cancelamento foram revelados pela ONU.

Leia também: Coreia do Norte sofre com os horrores do regime de Kim Jong-un

“Na primeira hora desta manhã, as autoridades da República Popular Democrática da Coreia do Norte nos informaram, através de seus canais diplomáticos, que haviam recuado em sua decisão de permitir a minha visita ao complexo industrial de Kaesong. Não deram qualquer explicação para esta alteração de última hora”, afirmou Ban Ki Moon.

O secretário-geral da ONU disse que “a decisão de Pyongyang é profundamente lamentável”, ressaltando que ainda assim não poupará “esforços para alentar a RPDC a trabalhar com a comunidade internacional em favor da paz e da estabilidade na península coreana e mais além”.

Diante do cancelamento da visita, o porta-voz do ministro da Unificação da Coreia do Sul, Lim Byeng-Cheol, disse que “o Norte deve trabalhar em conjunto com a comunidade internacional, comunicar inclusive com a ONU e dar seguimento à melhoria das relações com a Coreia do sul e à paz na península coreana”.

Fontes:
Euronews - Coreia do Norte recua no convite a Ban Ki Moon para visitar o país

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *