Início » Internacional » Coreia do Norte começa a desmontar centro de testes nucleares
DESNUCLEARIZAÇÃO

Coreia do Norte começa a desmontar centro de testes nucleares

O centro Punggye-ri vai ser fechado por completo em ato público com a presença da imprensa e de especialistas

Coreia do Norte começa a desmontar centro de testes nucleares
Imagem de satélite de Punggye-ri no dia 7 de maio (Foto: 38 North)

A Coreia do Norte começou a desmantelar o centro de testes nucleares Punggye-ri, localizado no nordeste do país. A ação, constatada através de fotos tiradas via satélite, segue uma promessa feita pelo líder norte-coreano Kim Jong-un.

As fotos do desmonte foram divulgadas pelo site 38 North, de ex-diplomatas americanos. As fotos foram tiradas no dia 7 de maio e são “a primeira evidência indiscutível de que o desmantelamento do lugar já está em estágio avançado”, segundo o site.

Quando comparadas com imagens da análise anterior, feita em 20 de abril, as fotos atuais mostram que edifícios-chave e galpões menores foram derrubados. Além disso, alguns trilhos do complexo, que ligam os túneis ao depósito de dejetos nucleares, foram desmontados.

Imagem de satélite de 20 de abril (Foto: 38 North)

As imagens também mostram o trabalho preparatório para a cerimônia de desativação do centro de testes. O governo de Pyongyang informou que fechará Punggye-ri por completo em um ato público com a presença da imprensa e de especialistas, previsto para ocorrer entre o dia 23 e 25 deste mês.

A Coreia do Norte já realizou seis testes nucleares subterrâneos em Punggye-ri. O último e mais potente ocorreu em setembro do ano passado. Segundo o país, se tratava de uma bomba de hidrogênio.

Kim Jong-un se comprometeu a fechar o complexo após o encontro histórico com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in. No encontro, o líder norte-coreano disse que a Coreia do Norte não precisava mais do local. Algumas reportagens do 38 North diziam que Punggye-ri estava inutilizável, mas Kim refutou a afirmação e disse que ainda existiam dois túneis em boas condições.

Na próxima quarta-feira, 16, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul vão discutir os próximos passos necessários para desnuclearizar a Península Coreana e acabar formalmente com a guerra entre os países.

Muitos analistas questionam se a desnuclearização vai mesmo ocorrer. Afinal, em 2008, Pyongyang demoliu publicamente parte de sua fábrica de processamento de urânio, mas acabou retomando seu programa nuclear. Além disso, o regime norte-coreano ainda não se comprometeu publicamente a abrir mão de seu arsenal, que inclui mísseis capazes de alcançar os Estados Unidos.

O plano da Coreia do Norte de fechar Punggye-ri foi bem recebido por Washington, Seul e pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. A relação da Coreia do Norte com os Estados Unidos saiu de trocas de insultos e ameaças de guerra, no ano passado, para uma reunião entre os dois líderes em Cingapura, prevista para o dia 12 de junho.

 

Leia também: Coreia do Norte deve fechar instalações nucleares em maio

Fontes:
The Guardian- Dismantling of North Korea nuclear site 'well under way', satellite images show
DW- Coreia do Norte inicia desmonte de centro de testes nucleares
38 North- North Korea has Begun Dismantlement of the Punggye-ri Nuclear Test Site

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *