Início » Economia » Coreia do Norte estabelece seu próprio fuso horário
'Horário de Pyongyang'

Coreia do Norte estabelece seu próprio fuso horário

Sob o pretexto de libertação do imperialismo japonês, a Coreia do Norte atrasa seu relógio em 30 minutos

Coreia do Norte estabelece seu próprio fuso horário
A Coreia do Sul disse que vai continuar usando o fuso atual por ser mais prático (Foto: Wikimedia)

A Coreia do Norte anunciou que vai atrasar seus relógios em 30 minutos para estabelecer seu próprio “horário de Pyongyang”, de acordo com a Agência Central de Notícias da Coreia do Norte  (KCNA, em inglês). Ao fazer isso, o país retorna ao fuso horário usado em toda a Península Coreana antes do domínio japonês, em 1912, quando autoridades coloniais decidiram que a Coreia deveria alterar o fuso horário para seguir Tóquio.

O horário atual da Coreia da Norte é de nove horas à frente do registado na zona do Meridiano de Greenwich, o mesmo que da Coreia do Sul e do Japão. A Coreia do Sul disse que vai continuar usando o fuso atual por ser mais prático.

Para a Coreia do Norte, a mudança pode ser complicada, especialmente para os trabalhadores do Complexo Industrial de Kaesong, uma zona econômica comum, onde pessoas de ambas as Coreias trabalham.

“Obviamente, isso cria mais um elemento caótico nas relações entre as duas Coreias em termos da unificação de longo prazo. Então, justamente quando você pensou que as coisas não poderiam ficar mais complicadas, elas ficam”, diz Adam Cathcart, especialista em assuntos da Coreia do Norte e da China, da Universidade de Leeds, no Reino Unido. “Declarando que essa mudança tem alguma relação com a libertação contínua e perpétua da Coreia do Norte do imperialismo japonês, essa parece ser uma justificação simples para a imposição, mesmo que com outros significados oficiais, de colocar a Coreia do Norte fora do sistema global, do comércio normal e das relações com os seus países vizinhos.”

O novo horário norte-coreano vai entrar em vigor em 15 de agosto, data que marca o 70° aniversário da libertação da península em relação ao domínio japonês.

 

Fontes:
Quartz-North Korea is establishing its own time zone by turning back the clocks 30 minutes

1 Opinião

  1. ney disse:

    Tem que sair desse domínio do calendário ocidental, que é caótico.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *