Início » Internacional » Coreia do Norte lança mísseis de curto alcance no mar
Ameaça

Coreia do Norte lança mísseis de curto alcance no mar

Ação seria uma resposta contra os exercícios militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul

Coreia do Norte lança mísseis de curto alcance no mar
Ditador norte-coreano promete ataques (Reprodução/ KCNA VIA KNS/AFP)

Na noite do último domingo, 1, a Coreia do Norte lançou dois mísseis de curto alcance no mar entre a península coreana e o Japão, e prometeu realizar “ataques impiedosos” contra os EUA e a Coreia do Sul. A ação ressaltou o descontentamento da Coreia do Norte com o início dos exercícios militares anuais conjuntos dos EUA e da Coreia do Sul.

No começo do ano, a Coreia do Norte disse que suspenderia os testes nucleares, caso os Estados Unidos e a Coreia do Sul cancelassem seus exercícios militares. Mas o Departamento de Estado americano recusou a oferta, dizendo que isso seria uma “ameaça implícita”. Poucas horas antes do lançamento dos mísseis, o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, ameaçou fazer “ataques impiedosos”.

Os mísseis foram lançados assim que a Coreia do Sul e os Estados Unidos começaram seus exercícios militares para praticar uma resposta coordenada à ameaça norte-coreana. O principal elemento dos treinamentos é Foal Eagle, um exercício de oito semanas envolvendo treinamento aéreo, naval e em terra, com cerca de 200 mil soldados sul-coreanos e 3.700 soldados americanos.

Seul e Washington insistem que os exercícios são de natureza defensiva, mas eles são condenados por Pyongyang como ensaios provocativos para uma invasão. A Coreia do Sul e o Japão criticaram duramente as ações da Coreia do Norte.

Fontes:
The Washington Post-N. Korea launches two missiles as U.S., South Korea begin military exercises
O Globo-Coreia do Norte lança mísseis e promete ‘ataques impiedosos’

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *