Início » Internacional » Coreia do Norte mantém ‘portas abertas’ para diálogo com os EUA
'PORTAS ABERTAS'

Coreia do Norte mantém ‘portas abertas’ para diálogo com os EUA

Países tiveram um ano de 2017 recheado de tensões e troca de farpas entre os presidentes

Coreia do Norte mantém ‘portas abertas’ para diálogo com os EUA
Coreia do Norte participou dos Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul (Foto: Pixabay)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O general norte-coreano Kim Yong-chol, líder da delegação de atletas do seu país e que está na Coreia do Sul por causa dos Jogos Olímpicos de Inverno, disse que a “porta está aberta ao diálogo com os Estados Unidos”. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 26, pelo governo sul-coreano.

De acordo com um porta-voz do escritório da presidência sul-coreana, a afirmação foi feita por Kim durante um encontro com Choi Eui-Yong, conselheiro de Segurança do presidente da Coreia do Sul, Moon Jai-in.

Anteriormente, o próprio general Kim já havia revelado ao presidente sul-coreano que a Coreia do Norte tem vontade “suficiente” de abrir o diálogo com os Estados Unidos, mesmo que os americanos tenham anunciado, na última sexta-feira, 23, um novo pacote de sanções contra os norte-coreanos.

A Coreia do Norte está em território sul-coreano devido à participação nos Jogos Olímpicos de Inverno, que tiveram seu fim no último domingo, 25. O evento esportivo permitiu a reaproximação dos países, que participaram juntos da competição de hóquei no gelo feminino, além de terem desfilado juntos na cerimônia de abertura.

Agora, o governo sul-coreano espera que o “degelo olímpico” possa marcar também a aproximação entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, depois que o ano de 2017 foi marcado por diferentes tensões entre os países por causa dos testes nucleares norte-coreanos e a troca de ameaças entre os presidentes das duas nações.

Leia também: Kim Jong-un cita ‘bota nuclear’ em discurso de Ano Novo

Fontes:
Agência Brasil - Coreia do Norte reafirma que "porta está aberta ao diálogo com os EUA"

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *