Início » Internacional » Coreia do Norte pode conseguir fabricar 100 armas nucleares até 2020
Ameaça nuclear

Coreia do Norte pode conseguir fabricar 100 armas nucleares até 2020

Enquanto potências se preocupam com a ameaça nuclear do Irã, que não tem armas nucleares, Coreia do Norte expande seu arsenal, alerta relatório

Coreia do Norte pode conseguir fabricar 100 armas nucleares até 2020
Nova estimativa põe arsenal norte-coreano no mesmo patamar que o de Israel (Foto: Reprodução/Reuters)

A Coreia do Norte deve conseguir juntar um arsenal de 100 armas nucleares até 2020, de acordo com um novo relatório elaborado pelos pesquisadores Joel Wit, ex-negociador americano para a Coreia do Norte, e David Albright, diretor do Instituto para a Ciência e Segurança Internacional. A nova previsão vai bem além de estimativas anteriores e deve servir para renovar a atenção do mundo sobre uma ameaça que foi eclipsada por outras crises.

No momento, os Estados Unidos e outras cinco grandes potências estão negociando um acordo para restringir o programa nuclear do Irã, que não tem armas nucleares. Estima-se que a Coreia do Norte, por outro lado, já tenha produzido de 10 a 16 armas desde 2003.

Os pesquisadores concluem que os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte foram ampliados desde 2009 e que agora eles estão “prontos para uma expansão significativa ao longo dos próximos cinco anos.” Isso representa uma séria ameaça, principalmente para outros países da Ásia e para os Estados Unidos.

A nova estimativa colocaria a Coreia do Norte no mesmo patamar que a Índia, Paquistão e Israel em termos do tamanho de seus arsenais nucleares.

O governo Obama e seus parceiros (China, Coreia do Sul, Japão e Rússia) não conseguiram encontrar uma forma de resolver o problema ou de envolver o regime de Pyongyang em negociações para frear sua produção de armas nucleares e mísseis. A nova pesquisa de Albright e Wit revela o perigo crescente se as potências não conseguirem trazer o país asiático de volta à mesa de negociações.

Fontes:
The New York Times - North Korea's Nuclear Expansion

2 Opiniões

  1. Franz disse:

    Se a Coreia do norte lançar uma bomba de 20 kilotons, um submarino classe OHIO pode lançar 288 bmbas h de 475 kilotons e transformar a Coreia do norte em cinzas radioativas

  2. André Luiz D. Queiroz disse:

    Liberem mais um pacote de ‘ajuda humanitária’ pros famélicos da Coreia do Norte (uma boa parte de população fora dos centros urbanos) que Pyongyang se acalma…! Essa ‘monarquia comunista hereditária’ há muito tempo se sustenta à base de chantagem mesmo, sempre ameaçando reiniciar a guerra com a Coreia da sul, atacar o Japão, “varrer os EUA do mapa”…! Parecem até milicianos extorquindo ‘taxa de proteção’ dos comerciantes vizinhos. Só que fazem isso mostrando seus ‘misseizinhos’ atômicos, que não são grande coisa, mas fazem um estrago. Só não entendo exatamente o que a China lucra ‘bancando’ a Coreia do Norte até hoje…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *