Início » Internacional » Coreia do Norte pode estar expandindo arsenal nuclear
Relatório da ONU

Coreia do Norte pode estar expandindo arsenal nuclear

Imagens via satélite mostram que o país está reequipando uma grande usina nuclear usada na primeira etapa de enriquecimento de urânio

Coreia do Norte pode estar expandindo arsenal nuclear
Relatório, porém, diz que também há a possibilidade de o urânio produzido seja usado na produção de combustível (Foto: Flickr)

Um relatório divulgado por um especialista nuclear da ONU revela que a Coreia do Norte planeja expandir seu arsenal nuclear.

O documento foi elaborado por Jeffrey Lewis, diretor do Programa de Não-proliferação do Leste da Ásia do Instituto Monterey de Estudos Internacionais. Ele mostra imagens capturadas via satélite que indicam que o governo norte-coreano está reequipando uma grande usina nuclear na cidade de Pyongsan, sul do país próximo à fronteira com a Coreia do Sul.

A usina é utilizada para transformar urânio no chamado yellow cake, pó amarelo que é o primeiro passo para o enriquecimento do urânio.

“A reforma dá a entender que a Coreia do Norte está se preparando para expandir a produção de urânio de uma mina próxima. Uma possibilidade é que a Coreia do Norte irá enriquecer o urânio para aumentar seu estoque de armas nucleares”, declarou Lewis.

O relatório, porém, diz que também há a possibilidade de o urânio produzido ser empregado na produção de combustível que seria usado em um reator de água leve, um tipo muito comum de reator térmico.

Fontes:
The Washington Post-North Korea is stepping up uranium production — but for power or nukes?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *