Pelo menos 1.300 pessoas foram colocadas em quarentena na Coreia do Sul por suspeita de infecção da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS). O governo sul-coreano também ordenou que 500 escolas do país suspendam as aulas a partir da próxima quinta-feira, 4.
Duas pessoas morreram em decorrência da síndrome e outros 28 casos da doença foram confirmados no país, sendo cinco deles na última quarta-feira, 2. É o maior surto de doença fora da Arábia Saudita, onde no ano passado mais de 200 pessoas morreram por conta da síndrome.
A decisão de colocar pessoas em quarentena, geralmente em casa, é um esforço para impedir o alastramento da síndrome e rebater as críticas ao governo da presidente Park Geun-hye, que vem sendo acusado de demorar para tomar precauções.
“Muitas pessoas estão preocupadas com a situação. Devemos fazer o máximo de esforço para conter o avanço da MERS”, disse a presidente em uma coletiva com agentes de saúde.
O temor no país fez com que farmácias locais registrassem um aumento incomum na demanda por máscaras cirúrgicas e gel antisséptico para mãos. O vírus MERS é da mesma família do vírus causador da síndrome respiratória SARS, que em 2003 causou 774 mortes no mundo todo.
Fontes:
The Washington Post-South Korea quarantines 1,300 in race against MERS
211 visualizações
121 visualizações
3 comentários