Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
A Coreia do Sul voltará a fazer manobras militares com os Estados Unidos assim que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno, que acontecem em Pyeongchang, chegarem ao fim, no próximo dia 18 de março (as Olimpíadas terminam no próximo dia 25 de fevereiro e inicia-se a Paralímpiada). A informação foi divulgada nesta terça-feira, 20, pelo Ministério da Defesa sul-coreano.
Essa foi a primeira vez que a Coreia do Sul voltou a falar sobre os exercícios militares depois da visita da delegação da Coreia do Norte, liderada por Kim Yo-Jong, irmã do líder do regime norte-coreano, Kim Jong-un, à Pyeongchang para os Jogos Olímpicos. Essa foi a maior aproximação entre as Coreais nos últimos anos.
As manobras militares Foal Eagle e Key Resolve normalmente acontecem entre o fim de fevereiro e o início de março, mas foram adiadas por causa dos Jogos. A Coreia do Norte sempre consideraram, no entanto, os exercícios um teste para invadir o seu território.
O Ministério da Defesa descartou a possibilidade de cancelamento dos exercícios militares, apesar de uma data concreta para o início das manobras ainda não ter sido estabelecida. No entanto, um porta-voz da pasta disse que as datas devem ser divulgadas nos próximos dias.
Com a aproximação da Coreia do Norte, a Coreia do Sul acredita que as conversas entre os norte-coreanos e os Estados Unidos voltem a acontecer. Porém, os americanos são céticos quanto a isso, desejando que o país comandado por Kim Jong-un encerre o programa nuclear.
Fontes:
Agência Brasil - Seul afirma que fará manobras militares com EUA após Jogos de Inverno