Início » Internacional » Coreia do Sul envia equipe para diálogo com Coreia do Norte
DIÁLOGO

Coreia do Sul envia equipe para diálogo com Coreia do Norte

Equipe chega à Coreia do Norte na próxima segunda-feira, 5, para dar continuidade a reaproximação entre os países

Coreia do Sul envia equipe para diálogo com Coreia do Norte
O líder da comitiva sul-coreana será o assessor de Segurança Nacional da presidência, Chung Eui-yong (Foto: Pixabay)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O gabinete da presidência da Coreia do Sul informou, neste domingo, 4, que enviará uma equipe composta por dez pessoas à Coreia do Norte para seguir com a reaproximação com o país vizinho. Os representantes irão ao Norte na próxima segunda-feira, 5, para uma visita de dois dias com o objetivo de melhorar ainda mais a relação entre as Coreias, além de traçar um planejamento para o reinício da relação entre Estados Unidos e Coreia do Norte.

O líder da comitiva sul-coreana será o assessor de Segurança Nacional da presidência, Chung Eui-yong, que estará em contato com o alto escalão da Coreia do Norte. Outro nome confirmado na equipe é o do chefe do serviço de inteligência sul-coreano, Suh Hoon, que teve papel importante na realização de reuniões anteriores entre os países, em 2000 e 2007.

“Os enviados especiais terão extensas discussões sobre diversos temas, incluindo a criação de condições para conversas entre os EUA e a Coreia do Norte com vista à retirada de armas nucleares da Península da Coreia e à melhoria dos laços intercoreanos”, afirmou o porta-voz do governo, Yoon Young-chan.

Após a visita à Coreia do Norte, a equipe sul-coreana vai direto para os Estados Unidos, quando conversarão com os americanos sobre o diálogo com os norte-coreanos.

A irmã de Kim Jong-un, Kim Yo-jong, fez uma histórica visita à Coreia do Sul no início de fevereiro por causa dos Jogos Olímpicos de Inverno, que aconteceram em PyeongChang, e contou com a participação de atletas da Coreia do Norte. Na ocasião, Kim Yo-jong convidou o presidente Moon a viajar para Pyongyang para a realização da primeira cúpula entre líderes das Coreias em mais de 10 anos.

Os Jogos Olímpicos de Inverno marcaram a reaproximação entre as coreias, com atletas dos dois países desfilando juntos na cerimônia de abertura, e dividindo uma mesma bandeira na modalidade hóquei no gelo feminino. Os contatos se intensificaram a partir do discurso de ano novo do norte-coreano Kim Jong-un, que se mostrou aberto ao diálogo com o país vizinho.

Fontes:
DW - Seul envia equipe para conversas de paz na Coreia do Norte

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *