Início » Cultura » Esportes » Coreia do Sul propõe sediar Copa de 2030 junto com a Coreia do Norte
PROPOSTA INUSITADA

Coreia do Sul propõe sediar Copa de 2030 junto com a Coreia do Norte

Moon Jae-in fez a proposta em encontro com presidente da Fifa, afirmando que ela pode estimular a paz entre as coreias

Coreia do Sul propõe sediar Copa de 2030 junto com a Coreia do Norte
Segundo Moon, parceria seria como a de 2002, na Copa do Mundo Japão - Coreia do Sul (Foto: Flickr/KOREA.NET)

O recém-eleito presidente sul-coreano, Moon Jae-in, anunciou uma proposta, no mínimo, inusitada nesta segunda-feira, 12, em um encontro com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, em sua residência oficial, em Seul.

Moon sugeriu uma parceria entre as coreias do Sul e do Norte para sediar a Copa do Mundo de 2030. A parceria seria como a feita em 2002, na Copa do Mundo Japão – Coreia do Sul.

“Se os países vizinhos do nordeste da Ásia, incluindo Coreia do Norte e Coreia do Sul, puderem sediar a Copa do Mundo juntos, ajudaria a criar a paz entre as coreias do Sul e do Norte”, disse Moon, ressaltando que gostaria que Infantino avaliasse a sugestão.

Infantino afirmou que transmitiria a sugestão de Moon ao presidente chinês Xi Jinping, com que se encontrará ainda esta semana.

Desde que foi eleito, no mês passado, o liberal Moon tem se mostrado mais aberto ao diálogo com a Coreia do Norte. Tal abordagem, até o momento, não gerou qualquer resposta por parte do país vizinho.

Fontes:
The Guardian-South Korea’s president suggests 2030 World Cup bid with North Korea

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Lucinda Telles disse:

    Uma estratégia interessante. Propor acordos com a turma do “menino-maluquinho” nos termos deles (mesmo eles não aceitando) esvaziaria o discurso de perseguição do regime nortista e não significaria perda para a outra parte, dada a insignificância de Pyongyang.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *