Início » Internacional » Corrupção consome a Crimeia após a anexação pela Rússia
problema crônico

Corrupção consome a Crimeia após a anexação pela Rússia

A anexação da região criou um ambiente favorável à corrupção. Moradores dizem ter trocado uma situação ruim por outra pior

Corrupção consome a Crimeia após a anexação pela Rússia
Transição de posse da Ucrânia para a Rússia criou um terreno fértil para a corrupção (Foto: Tinou Bao/Flickr)

Recém-anexada pela Rússia, a Crimeia está ameaçada pela corrupção e pelo terrorismo. O alerta foi dado por Nikolai Patrushev, chefe do Conselho de Segurança russo e um aliado próximo de Vladimir Putin.

A primeira ameaça, o terrorismo, foi uma clara referência à inflexível posição internacional em relação à anexação do território pela Rússia. A ONU e os países ocidentais pedem a devolução da região para a Ucrânia.

A segunda, a corrupção, tem sido um problema crônico na vida dos ucranianos e russos. A Rússia e a Ucrânia foram ranqueadas como 136° e 142°, respectivamente, em um total de 175 países no Índice de Percepções da Corrupção de 2014, medido por uma empresa de Transparência Internacional com sede em Berlim. O Brasil foi o 69° nesse ranking.

A transição de posse da Ucrânia para a Rússia criou um terreno fértil para a corrupção. Desde então, cerca de 60 agentes foram demitidos por casos de desvio de verbas e outros 700 crimes relacionados foram identificados desde que os russos tomaram posse do território. Porém, de acordo com analistas, a maior parte dos agentes que perderam o emprego eram funcionários públicos ucranianos que juraram aliança ao Kremlin, ou seja, já estavam envolvidos nos esquemas mesmo sob a jurisdição da Ucrânia.

Para muitos dos habitantes da Crimeia, a anexação da região em março de 2014, que foi exaltada pela imprensa russa como o retorno para a Rússia, foi como trocar uma situação ruim por um ainda pior.

A Crimeia é uma região muito visada por ser onde termina a Rota da Seda, além de ser um importante território militar e comercial para os europeus, e uma grande quantidade de praias, resorts e vinhedos.

Fontes:
Al Jazeera-Corruption eats Russia-annexed Crimea from within

1 Opinião

  1. Markut disse:

    Fraco consolo, para nós,aquí, no Brasil, é constatar a corruptibilidade imanente da natureza humana, urbi et orbi.
    Se não houver mecanismos restritivos ,sociais, culturais, educacionais ,que restrinjam esse viés, ele sempre se manifestará.
    É o lado obscuro , da ponta da corda sobre o abismo, a que Nietzsche se refere..

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *