Início » Internacional » Corrupção é menor onde mais mulheres estão no governo
ESTUDO

Corrupção é menor onde mais mulheres estão no governo

Segundo estudo, são as políticas diferentes formuladas por mulheres que geram impacto na corrupção

Corrupção é menor onde mais mulheres estão no governo
Senadora australiana amamenta bebê no Parlamento em Camberra (Fonte: Reprodução/AAP/Mick Tsikas/Reuters)

Um estudo publicado no Journal of Economic Behavior & Organization revelou que os países onde mais mulheres participam do governo têm menos corrupção.

De acordo com os pesquisadores  Chandan Jha e Sudipta Sarangi, que analisaram dados de 150 países (o Brasil incluído), a participação das mulheres na política local também é importante. No caso da Europa, regiões com maior representação de mulheres têm menor probabilidade de suborno.

Em entrevista ao portal G1, Sarangi afirmou que o estudo “ressalta a importância do empoderamento das mulheres, sua presença em cargos de liderança e sua representação no governo […] Isso é especialmente importante porque as mulheres continuam sub-representadas na política. Na maioria dos países, incluindo os Estados Unidos “.

Trata-se do estudo mais abrangente sobre o tema. É na formulação de políticas públicas diferentes que as mulheres podem ter um impacto sobre a corrupção. “Isso pode dever-se ao fato de que mulheres formuladoras de políticas tendem a favorecer políticas que melhoram coisas como a provisão de bens públicos, saúde, educação e bem-estar infantil”, ressalta Sarangi.

Os pesquisadores se basearam em uma técnica estatística, uma vez que não é possível afirmar que geneticamente as mulheres são menos ou igualmente corruptas que os homens.

Fontes:
G1 - Países onde mais mulheres estão no governo têm menos corrupção, diz estudo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *