Início » Vida » Comportamento » Cristianismo, ‘ópio do povo’, ameaça o Partido Comunista
Religião na China

Cristianismo, ‘ópio do povo’, ameaça o Partido Comunista

A rápida difusão do cristianismo na China preocupa a maior organização ateia do mundo, o PCC

Cristianismo, ‘ópio do povo’, ameaça o Partido Comunista
Maioria dos cristão chineses é evangélica (Reprodução/Getty)

A cidade costeira de Wenzhou é às vezes chamada de Jerusalém da China. Rodeada por montanhas e longe da capital, Pequim, Wenzhou tem sido um refúgio para uma religião que os líderes comunistas veem com profunda inquietação: o cristianismo.

O cristianismo está se espalhando rapidamente pelo país e convertendo até mesmo pessoas ligadas ao partido. Novas igrejas estão surgindo por toda parte, preocupando o alto escalão do governo, para quem a religião não é apenas “o ópio do povo” como pregava Marx, mas também uma perigosa perversão da lealdade ao partido e ao Estado.

É difícil estimar o número de cristão na China hoje. Pesquisas oficiais procuram jogar para baixo os números, ignorando os fiéis que frequentam igrejas domésticas informais. Por outro lado, os grupos cristãos no exterior muitas vezes inflam os números. Havia talvez 3 milhões de católicos e 1 milhão de protestantes quando o partido comunista chegou ao poder em 1949. Autoridades dizem agora que existem entre 23 milhões e 40 milhões de cristãos.

Muitos especialistas, estrangeiros e chineses, concordam que há provavelmente mais cristãos  na China do que membros do Partido Comunista, atualmente em 87 milhões. A maioria é evangélica protestante.

Fontes:
The Economist - Cracks in the atheist edifice

3 Opiniões

  1. helo disse:

    O PC também é uma religião.

  2. Roberto1776 disse:

    Não sou católico nem protestante, mas acho que a única arma para acabar com esta peste abominável (sei que é pleonasmo, mas ainda assim não diz tudo) do comunismo será o sentimento de religiosidade das pessoas.
    Malditos comunistas que querem tornar iguais os diferentes, querem mudar tudo (para que tudo fique igual) e permanecer para sempre no poder, como o projeto do PT em relação ao Brasil.
    Pena que os cristão brasileiros não compreendam o inferno em que estão jogando o Brasil votando sempre nesta esquerda mentirosa, que promete tudo e só faz manter os pobres cada vez mais pobres.
    Pelo menos nisso o Getúlio Vargas estava certo: prisão (perpétua) na ilha de fidel para comunistas e socialistas.

  3. Ecimar I Mendonça disse:

    E o poder de Deus,movimentando, seu povo no maior Nação do Mundo,com certeza a Congregacção Cristã na China vai crescer muito, é um povo que merece conhecer a verdade,fique com Deus.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *