Início » Internacional » Cuba dá início às eleições para suceder Raúl Castro
ELEIÇÕES CUBANAS

Cuba dá início às eleições para suceder Raúl Castro

Se tudo ocorrer como planejado pelo Partido Comunista Cubano, Miguel Díaz-Canel será o 1º presidente da ilha após 60 anos de governo Castro

Cuba dá início às eleições para suceder Raúl Castro
Miguel Díaz-Canel é vice de Raúl e vem sendo preparado para assumir o poder desde 2003 (Foto:)

A Assembleia Nacional de Cuba inicia nesta quarta-feira, 18, a sessão que elegerá o primeiro presidente após 60 anos de governo da família Castro.

A sessão tem duração de dois dias e funciona da seguinte maneira: primeiro, cubanos maiores de 16 anos votam em candidatos de seu município. Os delegados municipais eleitos passam por uma peneira das comissões de candidaturas, que são formadas por seis organizações sindicais e estudantis alinhadas ao governo. As comissões aprovam 50% dos delegados municipais eleitos para participar do pleito. Os outros 50% são propostos diretamente pelas comissões. Embora tal sistema eleitoral permita a candidatura de qualquer cidadão, a peneira das comissões exclui opositores da disputa.

Neste ano, foram 12 mil candidatos propostos, dos quais 605 foram aprovados. Destes, serão eleitos 31 aspirantes ao Conselho de Estado, que são ratificados pela Assembleia Nacional. Uma vez constituído, o Conselho de Estado realizará sua primeira votação e elegerá entre seus integrantes o presidente de Cuba, o primeiro vice-presidente e os outros cinco vice-presidentes, entre outros cargos. O presidente exerce a função por cinco anos.

A previsão é que a votação do Conselho de Estado ocorra na próxima quinta-feira, 19, data escolhida propositalmente por marcar o 57º aniversário da vitória cubana na invasão à Baía dos Porcos, episódio no qual militantes contra o regime castrista treinados pela CIA tentaram invadir a ilha, em 1961, através da Baía dos Porcos para derrubar Fidel Castro do poder, mas foram derrotados pelas forças locais.

Ao que tudo indica, o sucessor de Raúl Castro na presidência será seu vice, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, um civil que nasceu após a Revolução de 1959 e vem sendo preparado para assumir o poder na ilha desde 2003, quando se tornou secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC) na província de Holguín. Em 2012, ele tornou-se vice-presidente do Conselho de Ministros. Em 2013, passou a vice-presidente do Conselho de Estado. Em discursos, Raúl Castro já vinha sinalizado Díaz-Canel como sucessor. “Ele não é um novato ou improvisado”, disse Raúl em uma ocasião.

Raúl Castro está no poder desde 2008, quando seu irmão mais velho, Fidel, deixou a presidência oficialmente por questões de saúde. Fidel morreu em 2016. Apesar da eleição, Raúl não deixará por completo o poder. Ele continuará atuando como secretário-geral do PCC até 2021.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Áureo Ramos de souza disse:

    A votação em Cuba é pior que o vestibular da USP

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *