Início » Internacional » Cuba liberta número recorde de presos antes da visita do Papa Francisco
Política

Cuba liberta número recorde de presos antes da visita do Papa Francisco

Governo extinguiu a pena de 3,522 presos como 'gesto de boa vontade'; Francisco deve desembarcar em Havana no dia 19

Cuba liberta número recorde de presos antes da visita do Papa Francisco
Até então, a maior libertação tinha sido em dezembro de 2011 (Foto: Eduardo Santillán/Presidencia de la República)

Nesta sexta-feira, 11, o jornal oficial de Cuba, Granma, informou que o governo concedeu indulto (extinguiu o cumprimento da condenação) a 3522 presos como “gesto de boa vontade” por conta da visita do papa. Este é o maior número de absolvições desde a revolução de 1959. Entre os beneficiados estão pessoas com mais de 60 anos, jovens com menos de 20 e sem antecedentes penais, enfermos crônicos, mulheres, presos que se aproximavam do prazo estabelecido para a liberdade condicional no ano de 2016 e estrangeiros.

“O Conselho de Estado da República de Cuba [principal órgão do governo], por ocasião da visita de Sua Santidade, o Papa Francisco, e assim como aconteceu quando nos visitaram os Sumos Pontífices João Paulo II e Bento XVI, acordou indultar 3.522 sancionados”, diz a publicação.

A decisão dos indultos passa a valer ao final de 72 horas. Até então, a maior libertação tinha sido em dezembro de 2011, quando o governo de Raúl Castro anunciou o indulto de 2.991 presos pela visita de Bento XVI (em março do ano seguinte), 10 vezes mais que o número de pessoas libertadas por Fidel Castro um mês depois da visita de João Paulo II, em janeiro de 1998.

O Papa Francisco teve um importante papel na reaproximação histórica entre Cuba e Estados Unidos depois de meio século de silêncio. O pontífice deve desembarcar em Havana no próximo dia 19.

Fontes:
O Globo-Cuba liberta 3.500 presos antes da visita do Papa
Granma-Conselho de Estado acordou indultar 3.522 sancionados

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *