Início » Internacional » Decreto de Obama concederá visto a mais de 5 milhões de imigrantes ilegais, diz ‘NYT’
Imigração nos EUA

Decreto de Obama concederá visto a mais de 5 milhões de imigrantes ilegais, diz ‘NYT’

Decreto presidencial tem como objetivo incrementar força de trabalho das indústrias do sul do país e regulamentar situação de várias famílias

Decreto de Obama concederá visto a mais de 5 milhões de imigrantes ilegais, diz ‘NYT’
Presidente criará atritos com a oposição para aprovar a medida (Reprodução/Pablo Martinez)

Segundo o jornal New York Times, o presidente americano, Barack Obama, irá conceder visto a mais de 5 milhões de imigrantes ilegais que vivem nos Estados Unidos. Obama já havia sinalizado essa possibilidade frente à resistência da oposição em aprovar a reforma imigratória proposta em seu mandato.

Segundo a equipe de Obama, a medida deverá atingir cerca de 3,5 milhões de pessoas que estão em situação ilegal e têm filhos que nasceram no país. O benefício deverá atingir também profissionais de alta qualificação e pais que levaram os filhos ainda pequenos aos EUA. Com essa medida, o presidente pretende incentivar a contratação pela indústria no sul do país, que recebe grande contingente de imigrantes latinos.

Imigrantes ilegais recentes, pessoas que representam ameaça à segurança nacional ou que não tenham documento e tenham cometido crimes graves, continuarão a ser deportadas do país, mesmo que tenham filhos nascidos nos EUA e residência fixa.

O NYT afirmou que o decreto deve ser anunciado após Obama retornar da Austrália, onde está para a realização da reunião da cúpula do G20, grupo dos 20 países mais ricos do mundo.

O partido republicano, oposição ao atual governo, se organiza para tentar barrar o decreto presidencial. O futuro presidente do Senado, Mitch McConnell, disse que os republicanos não aceitarão a medida.

Fontes:
Folha-Obama fará decreto que concederá vistos a imigrantes ilegais, diz jornal

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *