Início » Internacional » Denis Mukwege e Nadia Murad ganham o Nobel da Paz
PRÊMIO NOBEL 2018

Denis Mukwege e Nadia Murad ganham o Nobel da Paz

Denis Mukwege e Nadia Murad foram laureados pelos seus esforços para acabar com o uso da violência sexual como arma de guerra

Denis Mukwege e Nadia Murad ganham o Nobel da Paz
Denis Mukwege e Nadia Murad 'combatem crimes de guerra e buscam justiça para vítimas' (Fonte: Reprodução/Nobel Media)

O Comitê Norueguês do Nobel decidiu atribuir o Prêmio Nobel da Paz de 2018 a Denis Mukwege e Nadia Murad “pelos seus esforços para acabar com o uso da violência sexual como arma de guerra e nos conflitos armados”.

De acordo com o Comitê, o médico ginecologista congolês Denis Mukwege e a iraniana e ativista do povo yazidi Nadia Murad conseguiram, à sua maneira, ajudar “a dar maior visibilidade à violência sexual em tempo de guerra, de modo que os perpetradores possam ser responsabilizados por suas ações”.

Conhecido como “doutor milagre”, Mukwege atua na defesa das vítimas de violência e abuso sexual. Junto com sua equipe, o médico já tratou cerca de 30 mil vítimas desses ataques. Já Nadia Murad é considerada testemunha dos abusos. Ela conseguiu fugir após ser capturada em 2014 por um grupo extremista no Iraque e ser mantida durante três meses como escrava sexual.

A lista de indicados ao Prêmio Nobel da Paz é mantida em sigilo. Os organizadores do prêmio informaram, no entanto, que neste ano houve 311 concorrentes, sendo 216 pessoas e 115 organizações.

O Prêmio Nobel da Paz foi entregue pela primeira vez em 1901. Entre os premiados anteriores estão líderes internacionais como Shimon Peres, Yasser Arafat e Yitzhak Rabin.

Fontes:
EBC - Prêmio Nobel da Paz vai para um médico congolês e uma ativista yazidi
The Nobel Prize - The Nobel Peace Prize

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *