Início » Internacional » Desertor afirma que Coreia do Norte faz experimentos com deficientes
Experimentos com deficientes

Desertor afirma que Coreia do Norte faz experimentos com deficientes

Em entrevista ao jornal britânico 'Telegraph', desertor diz que o governo norte-coreano faz experimentos biológicos e químicos com deficientes

Desertor afirma que Coreia do Norte faz experimentos com deficientes
Experimentos fazem parte de uma 'limpeza humana' promovida pelo regime de Kim Jong-un (Reprodução/AFP)

Uma reportagem publicada no jornal britânico Telegraph, chama a atenção para a violação dos direitos humanos na Coreia de Norte. Em entrevista ao jornal, o desertor norte-coreano Ji Seong-ho, que perdeu a perna na adolescência e hoje escreve um livro sobre a situação dos deficientes físicos e mentais no país, afirma que o regime de Kim Jong-un faz experimentos biológicos e químicos com deficientes norte-coreanos. Segundo Ji, tais experimentos fazem parte de uma “limpeza humana” que o governo faz no país.

Enquanto morava na Coreia do Norte, Ji afirmou ter visto inúmeros deficientes sendo levados de suas famílias. Ele também diz que também ouviu de outros desertores que pessoas com nanismo eram levadas a uma localidade isolada na província de Ryanggang.

“O regime proclama que não há deficientes sob o governo dos Kim, e que ‘todo mundo está vivendo bem e em igualdade. Enquanto essa propaganda acontece, crianças deficientes são levadas embora, sofrendo coisas indescritíveis e morrendo”, disse.

As denúncias têm sido ressaltadas pela Aliança dos Cidadãos da Coreia do Norte. A ONU também afirmou já ter recebido relatos de episódios de experimentos médicos em pessoas com deficiências. Um estudo concluiu que 40% dos desertores acreditam que crianças deficientes eram mortas ou abandonadas, e 43% disseram saber de locais isolados para onde eram mandadas.

“A Coreia do Norte diz respeitar deficientes e até levou atletas para os Jogos Paralímpicos, mas é tudo fachada. A realidade é horrível. Na escassez de alimentos da década de 1990, os deficientes não recebiam rações de alimentos porque não eram produtivos para a sociedade. Algo como 80% deles morreu na época” afirmou Ji.

Fontes:
O Globo-Coreia do Norte executa e faz experimentos com deficientes, acusa desertor

1 Opinião

  1. Marduk disse:

    Com a palavra os membros do PT, PSOL, PSTU, PC do B etc.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *