Início » Internacional » Dezenas acusados de golpe
Turquia

Dezenas acusados de golpe

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

No dia 14 de julho, promotores públicos acusaram 86 pessoas de estarem envolvidas em um golpe contra o governo turco. Todas elas faziam parte de um grupo ultra-nacionalista chamado Ergenekon. Entre os acusados estão generais aposentados, empresários e um assassino.

Alguns dos objetivos do Ergenekon seriam espalhar desinformação e matar pessoas importantes. O promotor-chefe de Istambul, Aykut Cengiz Engin, disse que um grande processo judicial será apresentado a um tribunal de Istambul, que tem 15 dias para decidir se aceita o caso.

Um dos supostos crimes cometidos pelo grupo é o assassinato de um juiz na capital, Ancara, em 2006. O assassino do juiz disse que estava se vingando de uma decisão do tribunal contra o véu muçulmano.

Fontes:
Economist - Plots and counterplots: Coup de grâce

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Dorival Silva disse:

    Essa questão da Turquia é muito complexa. Nos anos 1920 o grande Ataturk estabeleceu uma república laica, moderna, afastando o país dos dogmas radicais muçulmanos. Isso está na constituição do país. De repente um partido religioso quer voltar quase um século para tras.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *