Início » Internacional » Dezenas de ursos polares invadem arquipélago russo
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Dezenas de ursos polares invadem arquipélago russo

Animais já tentaram entrar em prédios, casas e perseguiram moradores. Estima-se que a invasão seja fruto das mudanças climáticas no Ártico

Dezenas de ursos polares invadem arquipélago russo
Autoridades já declararam estado de emergência no arquipélago (Foto: VK)

Dezenas de ursos polares invadiram o arquipélago de Novaya Zemlya, na Rússia. A presença dos animais começou a ser notada pelos moradores em dezembro do ano passado, mas a quantidade aumentou nos últimos dias, causando preocupação às autoridades.

O abate do animal é proibido por lei na Rússia. Isso porque o urso polar é considerado uma espécie em extinção. Segundo dados da União Internacional para a Conservação da Natureza, existem entre 22 mil e 31 mil ursos polares em todo o mundo.

A migração dos animais para o arquipélago estaria sendo motivada pela aceleração das mudanças climáticas, que tem provocado o degelo no Ártico. Estima-se que o Ártico está perdendo quase 13% de sua geleira por década. Com o degelo, os ursos polares passam a buscar melhores condições de vida em ouras regiões.

Apesar do abate do urso ser proibido, as autoridades russas admitem que a medida pode ser necessária, caso as tentativas de remoção dos animais falhem. De acordo com as autoridades, o abate seria a “única e forçada” resposta, visando proteger a população da região. Oficiais de Arkhangelsk, onde o arquipélago está localizado, já declararam estado de emergência.

Estima-se que 52 ursos estão concentrados próximos a Belushya Guba, o principal assentamento do arquipélago. Segundo a agência de noticias estatal russa TASS, os animais já tentaram entrar em prédios e residências, além de perseguirem alguns moradores da região.

“As pessoas estão com medo. […] Elas têm medo de deixar as casas e suas rotinas diárias estão comprometidas. Os pais têm medo de deixar as crianças irem à escola ou ao jardim de infância”, afirmaram as autoridades através de uma nota.

Fontes:
The Washington Post-A ‘mass invasion’ of polar bears is terrorizing an island town. Climate change is to blame.
The Guardian-Russian islands declare emergency after mass invasion of polar bears

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *