Início » Internacional » Como outros países comemoram o Dia dos Pais
Mundo

Como outros países comemoram o Dia dos Pais

Datas e costumes diferentes refletem a riqueza das culturas na hora de celebrar o patriarca da casa

Como outros países comemoram o Dia dos Pais
Em Taiwan, a data é comemorada sempre em 8 de agosto, pois em Mandarim 8/8 significa papai

“Pai! Você foi meu herói, meu bandido. Hoje é mais muito mais que um amigo…” É bem comum passar um dia dos pais no Brasil ouvindo a canção imortalizada por Fábio Júnior seja nas festinhas dos colégios dos filhos ou nos programas dominicais de TV. Assim como acontece por aqui, a data é uma das mais celebradas do calendário de muitos outros países. As formas de comemoração, no entanto, são bastante variadas. Em Taiwan, por exemplo, os festejos acontecem em 8 de agosto porque, em Mandarim, os números 8/8 fazem o som “ba ba”, que significa papai. Em alguns países cuja tradição católica é muito forte, como Itália, Portugal e Espanha, a data é 19 de março, dia de São José.

“São José foi o pai de Jesus, por isso nós celebramos nesta ocasião. Mas hoje há muitas publicidades de shoppings e produtos, o que torna a data bastante comercial, como acontece com o dia dos namorados. Só se fala em comprar, comprar”, afirma a espanhola Debbix Yerbix, de 23 anos, saudosa da época em que era criança, quando, segundo ela, a família dava mais importância ao dia do que agora.

O apelo comercial da data também chama a atenção da brasileira Fernanda Parente, que mora em Dublin, na Irlanda, onde a homenagem aos pais é feita no terceiro domingo de junho, como nos Estados Unidos, Canadá, Argentina, Chile, França, Japão, Holanda e Reino Unido. “Aqui as pessoas dão presentes e é tudo tão comercial quanto no Brasil. Basicamente, os comerciantes definem essas datas de acordo com as baixas no período de vendas. Por isso, elas são diferentes em cada país”, acredita Fernanda.

Cuba: dia dos pais tem promoção do Governo

Em um dos últimos refúgios do comunismo, no entanto, o foco é outro. Segundo o cubano Pedro Bandera, de 35 anos, no país, o que vale é o encontro familiar. “Na minha casa, fazemos um almoço de família. Em Cuba, as pessoas se reúnem, se encontram. E tem um pouco da propaganda do governo sobre a importância da paternidade: que pai não é qualquer um, que pai é quem educa, independentemente de ser pai biológico.”

Mesmo morando em um país repleto de comerciais sobre o dia dos pais, o Canadá, a filipina Imelda Fernandez faz questão de reunir a filha Melanie, de 15 anos, e o marido, Manuel, para ir à igreja. “O dia dos pais nas Filipinas e no Canadá é na mesma ocasião: o terceiro domingo de junho. Como estamos distantes de nossos familiares, costumamos fazer uma festa com nossos amigos que estão aqui para resgatar a importância da data.”

Moçambique: pai não tem vez

Em Moçambique, quase ninguém sabe qual é o dia dos pais. Isso fica claro em um artigo de uma moçambicana sobre “o pai de hoje”, no qual ela finaliza o texto indagando: “Sei que existe o dia do pai, mas quase nada se fala dele, infelizmente. Para falar a verdade nem sequer conheço a data, alguém sabe?”. Em um site de uma igreja batista, que relata a presença de dez pais em um culto em homenagem a eles, é possível descobrir que o dia é 19 de março.

Segundo a brasileira Luana Dias, que há dois anos mora no país africano, as datas especiais são mais voltadas às celebrações cívicas e políticas, como o dia da Mulher Moçambicana. “Eles não comemoram muito o dia dos pais. Para eles, esta data não tem nenhum significado. Igualmente o Natal, que aqui é mais conhecido como ‘Dia da Família’.”

Enquanto os moçambicanos mal se lembram do dia dos pais, os belgas, por sua vez, têm duas chances para demonstrar carinho aos patriarcas: em 19 de março, dia de São José, ou no segundo domingo de junho. Já na Suíça, o dia sequer é comemorado.

Como surgiu a “festa” do dia dos pais

O primeiro registro de uma celebração que poderia ser algo semelhante ao dia dos pais foi encontrado em ruínas da Babilônia. Há 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu esculpiu em uma placa de argila uma mensagem para seu pai. Na modernidade, somente em 1909, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd pensou em um dia especial para homenagear o pai, que ficou viúvo e criou seis filhos sozinho. O primeiro dia dos pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. Logo a tradição se espalhou por outras cidades, e, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou um decreto estabelecendo o terceiro domingo de junho como a data oficial.

No Brasil, o primeiro dia dos pais foi comemorado em 16 de agosto de 1953, no dia de São Joaquim, pai de Maria, a mãe de Jesus. Mas, não demorou muito para que a data fosse transferida para o segundo domingo de agosto, dia considerado mais propício para as reuniões de família.

5 Opiniões

  1. Edmilson Dinis disse:

    Sou Moçambicano e tenho q concordar q o dia dos pais é mesmo desapercebido

  2. Osvaldo Gomes Bomfim disse:

    NITERÓI- RJ., NÃO COMEMORA DIA DOS PAIS, PORQUE A JUSTIÇA, É UMA VERGONHA NACIONAL – Tudo é negociável.

    A tragédia que causou 167 mortes, incluindo OS PAIS dos Niteróienses, continuam impunes.

    Quando o Dr. Sérgio Zveiter entrou com 180 processos na Justiça contra Jorge Roberto Silveira, prefeito de Niterói-RJ., por crime de peculato, formação de quadrilha, corrupção ativa, passiva, improbidade administrativa, enriquecimento ilícito, etc… O Prefeito Jorge Roberto disse que Sérgio Zveiter era o Garoto do Moreira Franco e que os dois dormiam na mesma cama, era etc.. o Dr. Sérgio entrou com uma Ação na “Justiça” contra o Jorge e ganhou um dinheirão, por Danos Morais. Hoje, Zveiter e Jorge são Aliados em um novo “CASO DE AMOR”, a música de campanha do JORGE ROBERTO SILVEIRA, que por CRIME DE OMISSÃO, ocasionou 167 mortes e deixou m,ais de 8 mil desabrigados, vítimas do descaso da Administração Pública de Niterói, que segundo a denúncia do João Medeiros, ex-secretário da Prefeitura de Niterói, exonerado após denunciar que alertou o prefeito Jorge Roberto e o secretário Mocarzel, por escrito, que o morro desabaria matando seres humanos, pessoas pobre e humildes que residiam no morro do Bumba. Em recente entrevista ao Jornal O Fluminense, o Secretário João Medeiros, Jorge e Mocarzel teriam dito ao secretário, que NÃO ADMINISTRAVAM A CIDADE DE NITERÓI PARA O POBRE, SÓ PARA O RICO, que nada fariam para prevenir a tragédia que causou 167 mortes. O Ministério Público tem todas as provas inquestionáveis para Denunciar o Prefeito e o Secretário por crime de Responsabilidade de acordo com o Decreto Federal 201/67, que trata dos crimes de responsabilidade dos Prefeitos e Secretários. É importante saber, que o Prefeito Jorge Roberto Silveira já foi condenado por CRIME DE OMISSÃO no Processo da “MAÇÔ, o CRIME DE OMISSÂO, está materializado em dois pareceres do Ministério Público, com o APROVO do Procurador Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Provas inquestionáveis para prevalecer a JUSTIÇA no BRASIL.
    Acontece, que o Prefeito Jorge Roberto Silveira, hoje é aliado do Dr. Zveiter e nada acontece, porque tudo na Justiça é negociável. Existe um acordo, um compromisso do Prefeito Jorge de eleger Sérgio Zveiter, deputado federal, acordo este feito em 2008, numa coligação imoral dos partidos DEM com o PDT de Niterói, que acabou com o PRINCÍPIO DA MORALIDADE NO BRASIL. Uma vergonha nacional sumir os 180 processos do Zveiter contra o Prefeito Jorge Roberto e não dar em nada, nem uma satisfação para a população de Niterói, que está com o caso de amor deles, entalado na garganta e 167 POBRES mortos, sem PUNIÇÃO para os culpados. Sem que os culpados sejam penalizados por falta de JUSTIÇA e de VERGONHA na cara. É por isso, que os brasileiros dizem que a Justiça foi feita para o rico, para beneficiar o rico e ferrar com o pobre. Tenho certeza, que NEM TODOS OS JUIZES, PROMOTORES, DESEMBARGADORES e MINISTRO DA JUSTIÇA, estão de acordo com estas NEGOCIAÇÃO que acontece, por fora dos FORUNS. Valores éticos, morais e de amor à Pátria, ainda toca o coração de milhões de brasileiros que ficaram chocados com a Tragédia do Morro do Bumba e vão abraçar esta causa, que é um escândalo nacional. Agora o Garotinho, ex-governador acusou PESSOALMENTE o presidente do Tribunal de Justiça, pelo veto à sua candidatura. Textual: “Você se aliou ao governador Sergio Cabral para obter a decisão de 4 a 3 impedindo a minha candidatura”. Isto é, negociação na Justiça. Daí Garotinho disse a Zveiter: “Você é um ingrato, eu agi para evitar o escândalo, quando tua filha foi aprovada em primeiro lugar no concurso para juiz. Concurso que depois foi fartamente contestado”. Isto é trafico de influência e uma denúncia muito grave, porque a gente vê, que os concursos no Brasil são como a Justiça, falhos. Zveiter. Foi o grande informante do “Globo” na campanha contra o ex-amigo, desembargador Wider. Isto é outra imoralidade, porque Zveiter são advogados da Globo, tem forte influência nos pedidos de reportagens. A acusação (denúncia) está sendo considerada. A posição de Zveiter é indefensável. Poderá perder a presidência e ter que se aposentar, – Irá “por água abaixo”, a bravata que tanto apregoa, de se transferir para o STJ ou STF. O Conselho Nacional de Justiça está de olho nos Zveiters.

    Osvaldo Bomfim é ambientalista, defensor da Mata Atântica do Brasil, presidente da ONG DA MAÇÃ – Amigos do Meio Ambiente.
    Câmara de Combate ao Tráfico de Influência.

  3. Stella Maris D. de Morais disse:

    Meu Pai estará sempre em meu coração.
    Obrigada por existir ainda que em uma outra dimensão.
    Stella Maris

  4. Juliana Gomes disse:

    Parabéns ao Opinião e Notícia por esta matéria. Vou indicá-la ao meus amigos que são pais.

  5. ANAPORTUGAL disse:

    DIA DOS PAIS…COMO PODEMOS COMPROVAR LENDO O RELATO DE PESSOAS EM DIVERSOS CANTÕES DO MUNDO…DIA DOS PAIS E DEMAIS EM SE CELEBRA AS MÃES…NAMORADO..ETC..ESTÁ LIGADO TOTALMENTE AO COMÉRCIO.
    POUCOS OS QUE NA REALIDADE O VÊEM COMO UM MOMENTO DE REFLEXÃO DO QUE É SER PAI..ASSUMIR A RESPONSABILIDADE DE TER COLOCADO MAIS UM “SER”, PARA COMEÇO DESSA CAMINHADA PELA VIDA.
    PAIS RECÉM SAÍDOS DE UMA ADOLESCÊNCIA…PAIS QUE MESMO EM IDADE MADURA NÃO TEM AINDA CONDIÇÃO EMOCIONAL DE SER VER COMO TAL…PAIS QUE USAM FILES EM BRIGAS JUDICIAIS…ENFIM…PAIS…MUITOS NO SÓ PAPEL…E DESSES, SO MESMO APÓS EXAMES E OBRIGATORIEDADE DE ASSIM ESTAR NOS DOCUMENTOS OFICIAIS.
    MAS EXISTE O PAI REALMENTE..QUE É O GUARDIÃO DO LAR…É O GUIA DO CAMINHO…É O AMOR..SEGURANÇA…COMPANHEIRO.
    A ESSES MEU ABRAÇO…E QUE SEJAM ILUMINADOS PARA PODEREM CUMPRIR SUA MISSÃO.
    AOS DEMAIS QUE TB SEJAM ILUMINADOS PARA QUE POSSAM TB O MAIS BREVE POSSÍVEL…SEREM PAIS…INDEPENDENTE…DE ESTAREM SOB UM MESMO TETO…QUE ESTEJAM SOB UM MESMO…UNIVERSO DE AMOR…E FRATERNIDADE.
    E ESPECIALMENTE AOS QUE…ESTÃO PAIS..ACOLHENDO NETOS…SOBRINHOS…OU QUALQUER FAMILIAR, OU NÃO..PARA CUMPRIREM UMA MISSÃO.. QUE POR FORÇA DAS DIVERSIDADES DA VIDA. ASSIM LHES COUBERAM SER
    PAI…COMÉRCIO..OU NÃO…VC REALMENTE FAZ A DIFERENÇA. MEU BJ A TODOS

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *