Início » Internacional » Dieta rica em fibras ajuda a manter a saúde de pacientes cardíacos
Estudo

Dieta rica em fibras ajuda a manter a saúde de pacientes cardíacos

Estudo revela que pacientes que sobrevivem a um ataque do coração apresentam melhores condições de saúde após incluir fibras em sua dieta diária

Dieta rica em fibras ajuda a manter a saúde de pacientes cardíacos
Especialistas em saúde do coração recomendam substituir o pão branco pelo integral (Reprodução/SPL)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um estudo feito por pesquisadores da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, revelou que ingerir alimentos ricos em fibras ajuda a manter a saúde de pacientes que sobreviveram a um ataque cardíaco.

Segundo os pesquisadores, cada 10g de fibras incluídas na dieta diária contribui para uma redução de 15% no risco de morte do paciente. O estudo foi publicado no periódico British Medical Journal.

Durante o estudo, a equipe analisou dados de dois grandes estudos americanos feitos com 4 mil pessoas que sobreviveram a um ataque cardíaco. Os pacientes responderam a questionários sobre sua dieta diária e foram acompanhados durante nove anos. Durante esse período, 1.133 deles morreram.

Os pesquisadores observaram que a melhora na saúde dos pacientes que sobreviveram estava ligada à ingestão diária de fibras, na maioria das vezes cereais durante o café da manhã. Segundo os pesquisadores, os pacientes que aumentaram o consumo de fibras apresentaram 13% menos chances de ter um ataque cardíaco fatal.

Para especialistas em doenças do coração, o estudo provou que adotar simples medidas como a inclusão de fibras em sua dieta diária pode contribuir para se manter saudável. “Para adicionar fibras a sua dieta, basta substituir alguns alimentos, como trocar o pão branco pelo integral ou ingerir cereais matinais ricos em fibras, como a granola”, disse Victoria Taylor, da British Heart Foundation.

Fontes:
BBC-High-fibre diet 'benefits heart attack patients'

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Vitafer disse:

    Além de fibras, ingiro muita fruta e verdura. Tenho 80 anos e gozo de boa saúde.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *