Início » Economia » Dinamarca será primeiro pais a abolir dinheiro vivo?
cédulas e moedas

Dinamarca será primeiro pais a abolir dinheiro vivo?

Altos custos que envolvem a circulação de cédulas e moedas parecem estar com os dias contados

Dinamarca será primeiro pais a abolir dinheiro vivo?
Nota de Krone, da Dinamarca (Fonte: Reprodução/Banknote World)

O governo da Dinamarca quer desobrigar lojas do varejo, postos de gasolina e restaurantes de aceitarem dinheiro vivo já a partir de 2016, em uma medida visando o fim da circulação de cédulas no país.

Serviços como correios, médicos e supermercados ainda não poderão recusar pagamentos em ‘cash’, mas os altos custos que envolvem a circulação de cédulas e moedas, como com tempo e segurança, parecem estar com os dias contados.

Desde o ano passado o Banco Central da Dinamarca não imprime novas cédulas nem sequer cunha novas moedas. Hoje, praticamente todos os dinamarqueses adultos têm pelo menos um cartão de débito, e o uso de cheques ou dinheiro vivo em compras no varejo caiu de 80% para cerca de 25% no intervalo dos últimos 20 anos.

Cerca de dois milhões dos 5,6 milhões de cidadãos dinamarqueses já usam o sistema de pagamento “mobile” do Danske Bank, o maior banco da Dinamarca.

Fontes:
Portal Exame - Dinamarca quer que pessoas parem de usar notas de dinheiro

5 Opiniões

  1. DJALMA BENTES disse:

    O que é factível para Dinamarca e a outros países não é aconselhável para o Brasil. Esse deputado quer aparecer nessa carona. Isso criará evidentemente mais poder e lucro para os bancos. Vai ser uma festa ! ! !

  2. André Luiz D. Queiroz disse:

    Não sabia que a Dinamarca não adotara o Euro…
    De resto, é algo que acompanha a evolução tecnológica das sociedades humanas. Certamente vai virar argumento para a proposta utópica (hoje) do Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) de extinguir o uso do papel-moeda também no Brasil, como já noticiado inclusive em O&N (http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/conheca-o-deputado-do-pt-que-quer-acabar-com-o-dinheiro-vivo/). Para a Dinamarca, um país pequeno e com alto IDH, pode ser que já seja viável. Mas, para o Brasil? Totalmente infactível!… na atualidade, claro.

    mauricio,
    Por que associar a extinção do uso do papel moeda a profecias bíblicas? Qual os seus receios? Que, ao usar apenas o ‘dinheiro de plástico’ (os cartões de débito e/ou crédito) vocês esteja ‘marcado’ por um “poder sinistro”?…

  3. mauricio disse:

    O embriao da marca da besta ta nascendo.

  4. jayme endebo disse:

    os traficantes, os corruptos etc vão usar outro ativo como por exemplo o ouro obviamente os americanos não vão querer

  5. Joma Bastos disse:

    Muito boa ideia!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *