Início » Internacional » Direita vence eleições legislativas da Espanha
PARLAMENTO ESPANHOL

Direita vence eleições legislativas da Espanha

O conservador Partido Popular, do primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy, obteve 32,68% dos votos, o que dá à legenda 137 dos 350 assentos do Parlamento

Direita vence eleições legislativas da Espanha
É a terceira vez seguida que o partido de Rajoy vence as eleições legislativas (Foto: Wikimedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O conservador Partido Popular (PP), do primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy, venceu as eleições legislativas da Espanha do último domingo, 26.

Com 94,81% das urnas apuradas, o PP obteve 32,68% dos votos. Com isso, o partido conseguiu 137 dos 350 assentos do Parlamento espanhol. Em segundo lugar, ficou o partido socialista PSOE, com 85 assentos, e o também socialista Podemos, que conquistou 71 assentos.

Os resultados reforçam a preferência do eleitorado espanhol pela direita, pois é a terceira vez seguida que a direita vence as eleições legislativas. Em contrapartida, a esquerda sai enfraquecida, pois teve o terceiro pior resultado consecutivo.

É segunda vez em menos de seis meses que os eleitores espanhóis comparecem às urnas para as eleições legislativas. A primeira ocorreu em dezembro do ano passado, quando o PP conquistou 123 assentos, 14 a menos que nas eleições do último domingo. No entanto, a grande fragmentação dos partidos impediu o consenso para a formação de um novo governo. Diante disso, novas eleições foram convocadas.

Os resultados de domingo não dissiparam a incerteza, já que nenhum partido obteve maioria absoluta. Nesta segunda-feira, 27, deve ser iniciada uma complicada rodada de negociações para que os parlamentares cheguem a um consenso sobre a formação do novo governo.

Fontes:
El País-Direita espanhola sai reforçada das eleições e a esquerda retrocede

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *