Início » Internacional » Ditador norte-coreano expulsa tio do governo
Coreia do Norte

Ditador norte-coreano expulsa tio do governo

Jang Song Thaek, o número dois do governo norte-coreano, foi destituído da vice-presidência da Comissão Nacional de Defesa, o que indica instabilidade no governo comunista

Ditador norte-coreano expulsa tio do governo
Jang Song Thaek, tio de Kim Jong un, era visto com frequência ao lado do jovem ditador (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O tio do ditador sul-coreano Kim Jong un, Jang Song Thaek, foi destituído do cargo de vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa da Coreia do Norte, o segundo posto mais importante do país, disseram dois parlamentares sul-coreanos em entrevista à Bloomberg. A Comissão Nacional de Defesa é a instituição mais influente do país comunista. Jang costumava aparecer ao lado do jovem ditador em solenidades do governo.

Casado desde 1972 com Kim Kyong Hui, tia de Kim Jong un, Jang desapareceu após a execução pública de dois de seus principais aliados. Sua exoneração teria ocorrido em meados de novembro, após uma investigação de corrupção no governo.

A remoção de Jang parece indicar que Kim está tentando consolidar seu poder, afastando autoridades que ganharam proeminência durante o governo de seu pai, Kim Jong Il, que morreu de um ataque cardíaco em 2011. Em outubro, Kim substituiu seu chefe de Estado-Maior pela terceira vez desde assumir o poder em 2011.

“Isso pode ser um sinal de que há um problema com a aceitação de Kim Jong Un no poder”, disse Ahn Il Chan, que dirige o Instituto Mundial de Estudos da Coreia do Norte, em Seul. “Eu suspeito que há um problema com a estabilidade no regime.”

Fontes:
Bloomberg - Kim Jong Un May Have Ousted Uncle, South Korea Lawmakers Say

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *