Início » Internacional » Donald Trump aceita convite de Kim Jong-un para encontro
CONVITE HISTÓRICO

Donald Trump aceita convite de Kim Jong-un para encontro

Líder norte-coreano se comprometeu a suspender o programa nuclear de Pyongyang

Donald Trump aceita convite de Kim Jong-un para encontro
Ainda não se sabe onde acontecerá a reunião entre Trump e Kim (Fonte: Reprodução/Montagem/AFP)

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, convidou o presidente dos EUA, Donald Trump, para um encontro pessoal no fim de maio. O anúncio sobre o convite histórico foi feito nesta quinta-feira, 8, pelo chefe do Escritório de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Chung Eui-yong.

Leia também: Coreia do Norte se diz disposta a congelar programa nuclear

No início da semana, antes de viajar para os EUA, o sul coreano se encontrou com o líder norte-coreano que lhe entregou uma carta endereçada a Trump, na qual Kim Jong-un também se comprometeu em suspender o programa nuclear de Pyongyang.

O presidente americano aceitou o convite do líder norte-coreano, uma atitude que contrasta com seus discursos beligerantes contra Kim Jong-un. Ainda não se sabe onde acontecerá a reunião, nem mesmo se também contará com a presença do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

Caso a reunião realmente ocorra, será a primeira vez na história que um presidente dos EUA irá se encontrar com um líder da Coreia do Norte. Em 2009, Bill Clinton chegou a se encontrar com o pai de Kim Jong-un, mas ele já havia deixado o poder.

Em comunicado, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, afirmou que “o presidente Trump aprecia muito as palavras da delegação sul-coreana e o presidente Moon (Jae-in). Ele aceitará o convite para se encontrar com Kim Jong-un num local e tempo a serem determinados. Temos a expectativa da desnuclearização da Coreia do Norte. Neste meio tempo, todas as sanções e pressão máxima devem continuar”.

Fontes:
Uol - Kim Jong-un convida Trump para encontro, e presidente norte-americano aceita

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *