Início » Internacional » Donald Trump é alvo de processo de impeachment
ESTADOS UNIDOS

Donald Trump é alvo de processo de impeachment

Pedido se baseia na polêmica envolvendo a tentativa de recrutar o governo da Ucrânia para interceder a seu favor e contra Joe Biden na eleição de 2020

Donald Trump é alvo de processo de impeachment
Presidente dos EUA diz que pedido é 'caça às bruxas' (Fonte: Flickr/The White House)

Em pronunciamento na última terça-feira, 24, a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, a democrata Nancy Pelosi, anunciou a abertura de um processo formal de impeachment contra o presidente Donald Trump.

O pedido de impeachment contra Trump se baseia na polêmica envolvendo a tentativa do presidente americano de recrutar um governo estrangeiro para interceder a seu favor na eleição presidencial do ano que vem.

Nancy Pelosi afirmou que “o presidente deve ser responsabilizado e que “ninguém está acima da lei”.

Em sua conta no Twitter, Trump afirmou que o pedido de impeachment é uma “caça às bruxas”, termo que costuma usar para responder a acusações por parte da imprensa ou de democratas.

“Em um dia tão importante nas Nações Unidas, tanto trabalho e tanto sucesso, e os democratas propositalmente tinham de arruinar e degradar com mais notícias do lixo da caça às bruxas. Péssimo para nosso país!”, escreveu o presidente americano.

Trump é acusado de ter telefonado para o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em julho, pressionando-o a colaborar com seu advogado pessoal em uma investigação sobre Hunter Biden, filho do ex-vice-presidente Joe Biden, que trabalhou em uma empresa ucraniana. Joe Biden é hoje o principal pré-candidato democrata às eleições de 2020, e apontado como o principal rival de Trump no pleito.

Em entrevista à CNN, o advogado pessoal de Trump, Rudolph Giuliani, confirmou que houve pressão à Ucrânia, e, posteriormente, escreveu no Twitter que o presidente americano agiu corretamente no telefonema.

Após se recusar a comentar o teor do telefonema, Trump cedeu e afirmou que o conteúdo pode ser divulgado nesta quarta-feira, 25, de forma “completa, sem nenhuma classificação e sem edição”.

“Vocês vão ver que foi uma ligação muito amigável e completamente apropriada. Nenhuma pressão e, diferentemente de Joe Biden e seu filho, sem quiproquó!”, ressaltou o presidente americano.

Os democratas são maioria na Câmara, porém o pedido de um processo de impeachment também precisa ser apreciado no Senado, onde o Partido Republicano é predominante, o que torna o cenário mais favorável a Trump.

Fontes:
Uol - Trump diz que pedido de impeachment é caça às bruxas: "Ruim para os EUA"
G1 - Presidente da Câmara dos EUA anuncia abertura de processo de impeachment contra Trump

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *