Início » Internacional » Donald Trump retira EUA do Acordo de Paris
PACTO CLIMÁTICO

Donald Trump retira EUA do Acordo de Paris

Em coletiva, ele justificou sua decisão afirmando que o acordo é injusto com os Estados Unidos e prejudica a economia do país

Donald Trump retira EUA do Acordo de Paris
EUA se juntarão à Nicarágua e Síria como os únicos fora do acordo (Foto: Flickr)

O preside americano Donald Trump retirou na tarde desta quinta-feira, 1, os Estados Unidos do Acordo Climático de Paris, firmado em 2015, por 195 países.

Em uma coletiva, ele justificou sua decisão afirmando que o acordo é injusto com os Estados Unidos, prejudica a economia do país, ceifa empregos nos EUA e os transfere para outros países.

“As regulamentações do setor energético podem custar 2,7 milhões de empregos até 2025. O Acordo de Paris é o último exemplo de como Washington entra em pactos injustos para os trabalhadores americanos. Não é disso que precisamos” disse Trump.

Trump também disse que vai eliminar as contribuições americanas para o fundo verde global, criado em 2015.  “O fundo verde custa uma fortuna ao país. Reduz de milhares de empregos, não precisamos disso, acreditem em mim”, disse Trump citando como exemplos fábricas de automóveis e carvão prejudicadas pelo fundo.

A decisão decepciona a comunidade global. Pela manhã, Líderes globais, empresários e investidores, cientistas e organizações não governamentais se juntaram em um pedido para que Trump não retirasse os Estados Unidos do acordo.

Uma vez concluída a retirada do pacto, os Estados Unidos se juntarão à Nicarágua e à Síria como os únicos países que não aderiram ao esforço global para conter as mudanças climáticas que afetam o planeta.

Fontes:
Estadão-Trump anuncia retirada dos EUA dos acordos climáticos de Paris

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *