Início » Internacional » Donald Trump se encontra com Xi Jinping
DIPLOMACIA

Donald Trump se encontra com Xi Jinping

Entre os assuntos mais importantes, estão a Coreia do Norte, Taiwan e o Mar da China Meridional

Donald Trump se encontra com Xi Jinping
Durante a corrida eleitoral, Trump defendeu medidas protecionistas contra as importações chinesas (Foto: Wikimedia)

Nesta quinta-feira, 6, o presidente americano, Donald Trump, vai se encontrar com seu homólogo chinês, Xi Jinping, na Flórida. O New York Times já avalia que este vai ser o encontro diplomático mais importante do governo americano até agora. Segundo o Financial Times, entre os assuntos mais importantes do encontro estão a Coreia do Norte, Taiwan e as disputas territoriais no Mar da China Meridional.

Trump disse ao jornal inglês que vai pedir que Jinping pressione mais a Coreia do Norte para interromper seu programa nuclear. No entanto, Trump afirmou que estava preparado para agir unilateralmente se fosse necessário.

As autoridades chinesas ficaram chocadas quando Trump quebrou uma tradição de quatro décadas, em dezembro, ao falar por telefone com o presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, e sugerir que os Estados Unidos podiam não mais apoiar a política chinesa que considera Taiwan como parte de seu território. Trump, no entanto, acabou por recuar, reconhecendo publicamente a política de “uma só China”.

Trump, assim como Obama, tem sido bem crítico em relação ao Mar da China Meridional. Em janeiro, o secretário de Estado americano Rex Tillerson ameaçou bloquear o acesso da China às ilhas artificiais que estão sendo construídas na região, o que sugeria que o governo Trump seria mais duro que a gestão Obama em relação à questão. Algumas autoridades americanas consideram que esta posição seria contraprodutiva num momento em que Washington pede a ajuda de Pequim para enfrentar a ameaça norte-coreana.

Outro tópico importante tem relação com uma promessa de campanha de Trump. Durante a corrida eleitoral, Trump defendeu medidas protecionistas contra as importações chinesas. No entanto, até agora, as ameaças não foram concretizadas.

Fontes:
The New York Times-President Trump’s Most Important Meeting
Financial Times-Five things to watch at the Trump-Xi summit
Negócios-Trump e Xi Jinping: os temas em cima da mesa do encontro entre os grandes líderes

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *