Início » Internacional » Duterte se diz pronto para ‘declarar guerra’ ao Canadá por lixo
PRESIDENTE DAS FILIPINAS

Duterte se diz pronto para ‘declarar guerra’ ao Canadá por lixo

Mais de 100 contêineres provenientes do Canadá, contendo lixo doméstico e lixo eletrônico, estão parados nos portos das Filipinas há mais de seis anos

Duterte se diz pronto para ‘declarar guerra’ ao Canadá por lixo
Cerca de 1,3 mil toneladas de lixo estão paradas nos portos filipinos (Foto: Republic of Korea/Flickr)

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que está pronto para “declarar guerra” contra o Canadá por dezenas de contêineres contendo lixo doméstico e lixo eletrônico que estão nos portos de seu país há mais de seis anos.

Mais de 100 contêineres de resíduos foram embarcados em lotes do Canadá para as Filipinas, em 2013 e 2014. A maioria dos contêineres permanece nos portos, provocando protestos de ativistas ambientais. Autoridades filipinas disseram que foram enganados por uma empresa privada, que afirmou que os resíduos eram restos de plástico recicláveis, e pediram ao Canadá para remover o lixo.

“Eu vou declarar guerra contra eles. Vou avisar ao Canadá que o seu lixo está a caminho. Prepare uma grande recepção. Coma se você quiser. Seu lixo está voltando para casa”, disse Duterte, em uma reunião televisionada com autoridades locais.

Em resposta, a embaixada canadense em Manila, capital das Filipinas, disse que o Canadá estava “fortemente comprometido em colaborar com o governo das Filipinas para resolver essa questão”.

A disputa pesou muito sobre o relacionamento dos países. Em 2016, um juiz filipino decidiu que o Canadá deveria remover as 1,3 mil toneladas de resíduos, que foram levados para as Filipinas por um importador e interceptados pelo departamento de alfândega do país.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse no passado que ele discutiu o problema com Duterte. As regulamentações canadenses “impediram que pudéssemos receber os resíduos no Canadá”, disse Trudeau em 2017. Ele afirmou ainda que essas barreiras legais foram tratadas, “então, agora, é teoricamente possível recuperá-las”.

Questões persistentes, no entanto, incluindo as consequências da transação comercial, que “não envolveu o governo”, atrasaram a resolução do problema, acrescentou Trudeau.

Fontes:
The Guardian-Trash talk: Philippine president to 'declare war' on Canada in waste dispute

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *