Início » Internacional » É acordado o cessar-fogo da Guerra Irã-Iraque
Nesta data

É acordado o cessar-fogo da Guerra Irã-Iraque

No dia 20 de agosto de 1988, chega ao fim a Guerra Irã-Iraque, depois de quase oito anos de guerra

É acordado o cessar-fogo da Guerra Irã-Iraque
O Irã, lado mais prejudicado da guerra, assinou um acordo de paz com o Iraque, acatando a decisão do Conselho de Segurança (Foto: Wikipedia)

Após oito longos anos de conflito, os 350 observadores militares da ONU tomaram posição ao longo da frente de guerra Irã-Iraque para fiscalizar o cessar-fogo que entrou em vigor no dia 20 de agosto de 1988.

No início daquele mês, as duas nações já haviam interrompido o ciclo do conflito quando o Irã, lado mais prejudicado da guerra, assinou um acordo de  paz com o Iraque, acatando a decisão do Conselho de Segurança.

Depois de assinar o acordo e cessar o conflito, o Iraque retomou quase imediatamente o fluxo de navios mercantes do Golfo Pérsico, cujas águas ficaram fechadas aos barcos de bandeira iraquiana . Foi anunciado, também neste dia, a reabertura do aeroporto de Basra, que havia sido fechado durante a guerra.

A paz instalada depois da guerra, que deixou mais de 1 milhão de mortos, foi interrompida novamente em 1991, com o início da primeira Guerra do Golfo. Ante disso, observadores das Nações Unidas foram distribuídos ao longo de pontos estratégicos da fronteira entre os dois países, divididos em 16 patrulhas.

Fontes:
Jornal do Brasil - 20 de agosto de 1988 – Termina a guerra Irã-Iraque

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *