Início » Vida » Ciência » É aprovada no Arizona lei que permite realização de exames de sangue sem pedido médico
Estados Unidos

É aprovada no Arizona lei que permite realização de exames de sangue sem pedido médico

Theranos, uma empresa ambiciosa do Vale do Silício, quer revolucionar o campo do diagnóstico médico com uma nova tecnologia

É aprovada no Arizona lei que permite realização de exames de sangue sem pedido médico
Nova lei aprova realização de exames sem o pedido do médico (Foto: Wikipedia)

No Arizona, o dia da Independência foi comemorado na véspera. Em 3 de julho uma nova lei permitiu que qualquer pessoa faça um exame de laboratório, sem necessidade de consultar um médico. Os exames de doenças sexualmente transmissíveis, testes para detectar casos de pré-diabetes, exames de níveis de vitaminas e de avaliação de fertilidade poderão ser feitos sem o pedido do médico. O exame de colesterol custará apenas US$2,99. Theranos, uma empresa jovem e ambiciosa de Palo Alto no Vale do Silício, exerceu uma grande influência na promulgação dessa lei e espera ser sua maior beneficiária.

Theranos já está oferecendo exames de sangue baratos, rápidos e fáceis, alguns com resultados em até três horas, em clínicas instaladas nas filiais da Walgreens, uma grande cadeia de farmácias. As primeiras clínicas foram abertas em Phoenix, Arizona, e em Palo Alto. Muitos testes podem ser feitos com apenas uma pequena gota de sangue tirada de umapicada no dedo. Outros usam uma agulha pediátrica minúscula com uma quantidade também pequena de sangue.

A empresa, dirigida por Elizabeth Holmes, uma jovem universitária carismática que abandonou Stanford aos 19 anos para criar uma startup na área de saúde, acredita que sua tecnologia irá causar uma revolução mundial no campo dos diagnósticos, uma área importante da medicina, embora sem um atrativo especial.

Apesar das preocupações com a realização de exames de sangue sem acompanhamento médico, a experiência com kits de testes à venda em farmácias, sobretudo para o exame de HIV, revelou que o acesso mais fácil aumenta a frequência dos exames. Os pacientes que detectam problemas nos resultados de seus exames, em geral, procuram o médico e começam logo o tratamento.

Fontes:
Economist-Young blood

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *