Início » Cultura » É assinado o protocolo de Genebra
NESTA DATA

É assinado o protocolo de Genebra

Em 17 de junho de 1925, é assinado o Tratado de Genebra, que proibiu o uso de gases venenosos, asfixiantes ou qualquer tipo de arma biológica em guerras

É assinado o protocolo de Genebra
O protocolo de 1925 proíbe o uso de armas químicas em guerras (Reprodução/Internet)

No dia 17 de junho de 1925, foi assinado o acordo que proibiu os países de utilizarem gases venenosos, asfixiantes ou qualquer tipo de arma biológica em guerras. O chamado Protocolo de Genebra foi assinado por Bélgica, Canadá, França, Grã-Bretanha, Itália, Holanda, Polônia e União Soviética, que concordaram com os termos expostos no documento. Apesar de ter sido assinado em 1925, o acordo só entrou em vigor em 1928.

No acordo, os países signatários se comprometeram a excluir completamente a possibilidade de utilização de armas químicas, mediante a implementação e aplicação das disposições da presente convenção.

A Alemanha não assinou o protocolo, pois Adolf Hitler pretendia utilizar gases venenosos como arma de guerra e de extermínio em massa, principalmente em prisioneiros e nas batalhas. A assinatura do Protocolo de Genebra foi feita quatro anos antes da Terceira Convenção de Genebra, que teve como objetivo definir o tipo de tratamento que seria dado aos prisioneiros de guerra.

Fontes:
Wikipédia-Protocolo de Genebra

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *