Início » Internacional » É criada a CIA
Nesta Data

É criada a CIA

No dia 25 de maio de 1947, é criada a CIA, agência de inteligência dos Estados Unidos que tem como função proteger o país de ameaças externas

É criada a CIA
Apesar do envolvimento nos escândalos de espionagem, a CIA segue vital ao governo americano (Foto: Wikipédia)

A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) foi criada no dia 25 de maio de 1947, com o objetivo de coletar, avaliar e distribuir informações para utilização do governo norte-americano nas decisões sobre a segurança nacional.

As primeiras agências formais na área de segurança criadas nos EUA são datadas de 1880, quando surgiram os Escritórios de Inteligência Naval e o de Inteligência Militar do Exército. Durante a Primeira Grande Guerra, o governo criou a Divisão de Investigação, um embrião do Escritório Federal de Investigação (FBI).

No dia 25 de maio de 1947, o presidente americano Harry Truman assinou o Ato de Segurança Nacional, que oficializava a criação da CIA. De lá pra cá a agência tem envolvimento em muitos casos de e falhas e escândalos de espionagem, mas segue como um órgão vital ao funcionamento do país.

Nos primeiros anos, a função da agência de segurança era proteger os EUA contra os comunistas e a União Soviética durante a Guerra Fria. Hoje em dia, o trabalho é voltado para a proteção contra as ameaças terroristas.

Fontes:
InfoEscola-Agência Central de Inteligência (CIA)

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *