Início » Cultura » É criada a Liga das Nações
Nesta Data

É criada a Liga das Nações

Em 10 de janeiro de 1919, foi criada a Liga das Nações

É criada a Liga das Nações
A Liga fracassou em seu objetivo de conservar a paz no mundo e foi desfeita em 1946 (Foto: Reprodução/Internet)

Em 10 de janeiro de 1919, foi criada a Liga das Nações, órgão internacional que tinha como objetivo reunir todas as nações do mundo para manter a paz e o mundo ordeiro através da mediação. A liga durou até 1946, quando foi desfeita para a criação da Organização das Nações Unidas (ONU).

A criação da Liga das Nações foi estabelecida pelo Tratado de Versalhes, o mesmo que deu fim à Primeira Guerra Mundial, e tinha como sede a cidade de Genebra, na Suiça. A hierarquia da organização era semelhante ao que funciona atualmente na ONU, com Secretariado, Assembleia Geral e um Conselho Executivo.

O Conselho Executivo funcionava como o conselho de segurança da ONU, as nações vitoriosas de primeira guerra: Grã Bretanha, França, Itália, Japão. Mais tarde se juntaram a ela Alemanha e União Soviética. Assim como na ONU, existiam também os membros não permanentes, que faziam parte das reuniões por tempo determinado.

Os Estados Unidos não participaram da liga em nenhum momento de sua história, apesar de seu presidente, Woodrow Wilson (1919-1921) ter sido um dos entusiastas da criação, o Congresso norte-americano vetou a entrada do país no órgão.

Criada para manter a paz, a liga fracassou ao ter início a Segunda Guerra Mundial. Esse foi um dos principais motivos para sua autodissolução em 1946 e reformulação para criar a ONU, com o mesmo objetivo, mas focada em evitar os equívocos da anterior.

Fontes:
InfoEscola-Liga das Nações

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *