Início » Internacional » É formada a Comunidade dos Estados Independentes
Nesta Data

É formada a Comunidade dos Estados Independentes

Em 21 de dezembro de 1991, é formada a Comunidade dos Estados Independentes (CEI)

É formada a Comunidade dos Estados Independentes
Bloco não tem a força e a unidade que se pretendia no começo, muitos países desrespeitam os acordos firmados (Foto: Reprodução/Internet)

Em 21 de dezembro de 1991, a União Soviética é oficialmente desfeita e cria-se a Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Formada pelas ex-repúblicas soviéticas, a CEI tem como objetivo de formar uma esfera econômica comum semelhante a da União Europeia.

O período da Guerra Fria (1945-91), onde a URSS disputou o controle do planeta com os EUA, foi muito custoso ao país socialista. Já ao fim da década de 80, a União Soviética não conseguia manter economicamente o enfrentamento com os americanos. Gorbachev foi responsável pela reabertura e o fim da URSS, oficializado em dezembro de 1991.

Após a separação, os países que compunham a URSS se reuniram para formar a CEI, um bloco de países independentes com integração econômica e limitada autoridade central. Houve também a criação de uma coordenação de política exterior e imigração.

Desde sua formação em 1991, a CEI não teve a integração idealizada pelos seus criadores. Os países dificilmente cumprem os acordos assinados no papel. Alguns dos acordos previam o respeito às minorias étnicas em cada uma dos países membro do bloco, que não foi cumprido. Guerras civis eclodiram na Geórgia, Moldávia, Tajikistão e na região norte da Rússia.

A Rússia é a federação de maior poder no bloco, pois tem maior relevância econômica mundial, e comanda as relações entre os países. As relações econômicas criadas com os países de fora do bloco enfraquecem a unidade entre eles.

Fontes:
InfoEscola-Comunidade dos Estados Independentes (CEI)

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *