Início » Internacional » É iniciado o processo de extradição de ‘El Chapo’ para os EUA
MÉXICO

É iniciado o processo de extradição de ‘El Chapo’ para os EUA

Se o México não acelerar o processo de extradição, é muito possível que Joaquín 'El Chapo' Guzmán escape novamente

É iniciado o processo de extradição de ‘El Chapo’ para os EUA
As fugas anteriores de El Chapo foram possíveis graças à corrupção mexicana (Foto: Flickr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O México deu início ao processo de extradição do narcotraficante Joaquín “El Chapo” Guzmán para os Estados Unidos neste domingo, 10. Ele foi recapturado pela polícia no dia 8 de janeiro, após quase seis meses de procura.

Chefe do cartel de Sinaloa, “El Chapo” foi formalmente notificado pelas autoridades mexicanas de que é procurado pela Justiça americana. Ele enfrenta acusações em sete jurisdições dos EUA pelo tráfico transfronteiriço de centenas de toneladas de cocaína, metanfetamina e heroína, além das acusações de tráfico de drogas e formação de quadrilha na Califórnia e no Texas. Neste último, ele também é acusado de homicídio.

De acordo com o diretor de Assuntos Internacionais da Procuradoria-Geral da República do México, José Manuel Merino Madrir, o processo de extradição pode durar pelo menos um ano. Segundo ele, em alguns casos o envio dos presos ao exterior pode demorar até seis anos.

Joaquín Guzmán está detido na prisão de segurança máxima de Altiplano, de onde fugiu há seis meses por um túnel de 1,5 quilômetro de extensão.

Apesar de o presidente mexicano Enrique Peña Nieto ter feito um anúncio de “missão cumprida” após a notícia da prisão do narcotraficante, se o México não acelerar a sua extradição, é muito provável que “El Chapo” escape novamente.

As fugas anteriores de Guzmán foram possíveis graças ao sistema corrupto do México. Especula-se que sua fuga da prisão de Puente Grande, em janeiro de 2001, apesar de ser vigiado 24 horas por dia por dois guardas na porta de sua cela e câmeras de segurança, foi possível pelo suborno de guardas, que desligaram as câmeras de vigilância para que ele pudesse fugir da prisão em um carrinho de lavanderia. De lá, ele foi levado em uma caminhonete a um local desconhecido, de onde continuou a comandar as operações do cartel Sinaloa.

É evidente, também, que a corrupção facilitou a segunda fuga da prisão de alta segurança de Altiplano. Os guardas simplesmente não reagiram à perturbação originada pelo grande projeto de construção de um megatúnel que facilitou a fuga de Guzmán, apenas meses após sua captura, em fevereiro de 2014.

Se a tradição se repetir, pode-se esperar uma fuga ainda mais fabulosa.

Fontes:
Folha de São Paulo-México dá início a processo de extradição de 'El Chapo' para os EUA
The Guardian-Mexico caught El Chapo, again. But he'll likely live to escape another day

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Alguns mitos são atuais: El chapo lembra a alegoria do “bode expiatório” que vai ser levado ao deserto (cadeia americana) para salvar a sociedade decadente que lhe deu origem.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *