Início » Internacional » É sancionada a nova constituição democrática da Espanha
Nesta Data

É sancionada a nova constituição democrática da Espanha

Nova constituição marca o fim do franquismo no país, regime com linhas fascistas que ficou no poder por 37 anos

É sancionada a nova constituição democrática da Espanha
Rei Juan Carlos sanciona a nova constituição, que seria publicada no boletim oficial dois dias depois (Foto: Reprodução/Internet)

Em 27 de dezembro de 1978, foi assinada a nova constituição espanhola, dando fim aos 37 anos de Franquismo no país. Regime ditatorial entrou dfinitivamente em crise com a morte do generalíssimo Francisco Franco em 1975.

O regime iniciou-se em 1939, após o fim da guerra civil espanhola, quando Franco foi responsável pelo massacre dos rebeldes. Durante o período morreram mais de 1 milhão de pessoas. O conflito, que serviu de testes para os armamentos alemães e italianos que seriam utilizados durante a Segunda Guerra Mundial, terminou em vitória dos nacionalistas, liderados por Franco.

O regime adotado pelo general durante a guerra e após ela, se assemlhava muito ao fascismo italiano, com forte repressão e histórico de muita violência. Diferentemente de Hitler e Mussolini, a quem ele apoiou durante a guerra, o general Franco se manteve no poder após o conflito global, muito pelo caráter anti-comunista do seu governo, que era conveniente aos países que venceram a guerra.

Franco manteve-se no poder até sua morte, em 1975. Sem seu chefe de estado, o regime entrou em decadência e iniciou-se o processo de redemocratização na Espanha. A nova constituição foi aprovada pelo congresso em 31 de outubro, aprovada pelo povo num referendo em 6 de dezembro e sancionada pelo Rei da Espanha no dia 27 de dezembro de 1978.

Fontes:
InfoEscola-Franquismo

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *