Início » Internacional » Eclode a Revolução dos Cravos
Nesta Data

Eclode a Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril de 1974, começa a Revolução dos Cravos que deu fim ao regime fascista em Portugal

Eclode a Revolução dos Cravos
Após a retirada de Caetano do governo, militares de esquerda assumiram a gestão de Portugal (Foto: Reprodução/Internet)

Ao longo da história, várias revoluções mudaram os rumos de países. Entre as principais está a Revolução dos Cravos de 1974, que derrubou o regime salazarista de Portugal e reestabeleceu a liberdade democrática no país.

Antônio de Oliveira Salazar assumiu o poder em 1932, após golpe militar em 1926, estabelecendo uma ditadura no país. Suas medidas se assemelhavam ao fascismo italiano de Benito Mussolini. A nova constituição, estabelecida em 1933, suprimia as liberdades de reunião, organização e expressão.

Salazar se manteve no governo até 1968, quando teve um derrame e precisou ser substituído por seu ex-ministro Marcelo Caetano. Apesar da mudança, as diretrizes do governo continuaram as mesmas. Porém a crise econômica que o país enfrentava somada ao desgaste da guerra com as colônias, causou descontentamento da população e das forças armadas.

No dia 25 de abril de 1974, a Revolução dos Cravos eclodiu em Portugal. Rebeldes retiraram Caetano do poder, que fugiu para o Brasil. O general Antônio de Spínola assumiu o governo. Militares de esquerda assumiram o poder e estatizaram indústrias e bancos, além de promoverem a reforma agrária.

Fontes:
InfoEscola-Revolução dos Cravos

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *