Início » Internacional » El Salvador se torna o primeiro país a banir a mineração de metais
PROTEÇÃO AMBIENTAL

El Salvador se torna o primeiro país a banir a mineração de metais

Decisão proíbe a mineração em todo o território nacional

El Salvador se torna o primeiro país a banir a mineração de metais
Mais de 90% da água de El Salvador está poluída por químicos tóxicos, metais pesados e resíduos (Foto: Wikimedia)

Nesta quarta-feira, 29, El Salvador se tornou o primeiro país livre da prática de mineração depois de um voto unânime dos legisladores.

A decisão veio após uma longa batalha para proteger o país da América Central de esgotar suas fontes de água com projetos de mineração extremamente poluentes. Ativistas munidos de cartazes com o famoso slogan “Não à mineração, sim à vida” comemoraram dentro e fora da Assembleia Legislativa na capital, São Salvador.

“O resultado da votação é uma vitória para comunidades que, por mais de uma década, se organizaram incansavelmente para manter empresas mineradoras fora de seus territórios. A proibição assegura a viabilidade ecológica de longo prazo de um país já considerado um dos mais ecologicamente vulneráveis do mundo”, disse Pedro Cabezas, da Aliados Internacionais Contra a Mineração em El Salvador.

A votação de quarta-feira, cujo resultado nenhum dos lados esperava que fosse ser unânime, faz parte de uma tendência crescente de oposição popular a projetos ambientalmente destrutivos na América Latina, onde proibições parciais foram implantadas na Costa Rica, Argentina e Colômbia.

El Salvador é o país mais densamente populoso na América Latina e, mesmo que a chuva seja abundante, armazenar a água é um grande problema por causa de práticas agrícolas insustentáveis e controles industriais inadequados que levaram à erosão generalizada do solo e à quase total destruição de suas florestas.

Estima-se que mais de 90% da água de El Salvador está poluída por químicos tóxicos, metais pesados e resíduos. A crise da água piorou sistematicamente desde que o partido pró-negócio Arena aprovou uma série de licenças para exploração mineral.

Fontes:
The Guardian-El Salvador makes history as first nation to impose blanket ban on metal mining

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *