Início » Internacional » Eleição presidencial na Nigéria é adiada
ÁFRICA

Eleição presidencial na Nigéria é adiada

Escolha do presidente da maior democracia da África ficou para o dia 23

Eleição presidencial na Nigéria é adiada
O atual presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, é candidato à reeleição (Fonte: Reprodução/Umuohi/Wikipedia)

Horas antes do início da votação neste sábado, 16, a eleição presidencial da Nigéria foi adiada. A notícia surpreendeu políticos e eleitores, que reagiram com críticas.

Ainda era madrugada quando a Comissão Eleitoral Nacional anunciou que a escolha do presidente da maior democracia da África ficaria pra o próximo dia 23 de fevereiro.

A comissão argumentou que houve problemas logísticos após uma reunião de emergência na madrugada de sábado. Há relatos de que as cédulas de votação não chegaram a todas as regiões da Nigéria.

O adiamento do pleito foi criticado pelos dois principais partidos do país, o Congresso de Progressistas (APC, no poder) e o Partido Popular Democrático (PDP).

Alguns eleitores, alheios à mudança, chegaram a se apresentar em colégios eleitorais de Port-Harcourt, no sudeste do país. Um empresário de 51 anos afirmou que está convencido de que o adiamento se trata de uma manobra do governo para “manipular as eleições”.

Mais de 84 milhões de eleitores foram convocados às urnas na Nigéria. Em anúncio oficial, o presidente da comissão eleitoral, Mahmood Yakubu, ressaltou neste sábado que, “para garantir a realização de eleições livres, justas e críveis, não é factível seguir com as eleições como estavam programadas”.

A escolha de 360 deputados e 109 senadores também ficou para o dia 23 de fevereiro, enquanto a eleição dos governadores e das câmaras estatais foi adiada para o dia 9 de março.

Ainda de acordo com Yakubu, o adiamento foi decidido após “uma revisão detalhada da implementação dos planos logísticos e operacionais” e “dará à comissão a oportunidade de abordar os problemas identificados visando manter a qualidade das nossas eleições”.

Fontes:
G1 - Políticos e eleitores criticam adiamento de eleições na Nigéria
G1 - Eleição na Nigéria é adiada horas antes do início da votação

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *