Início » Internacional » Eleitores franceses estão fartos de François Hollande
Protesto na França

Eleitores franceses estão fartos de François Hollande

Presidente da França decepciona seu eleitorado ao não se afastar de agenda pró-mercado financeiro

Eleitores franceses estão fartos de François Hollande
Para franceses da esquerda, o prazo de adaptação de Hollande na presidência terminou (Reprodução/Internet)

No último domingo, 5, cerca de 150 mil pessoas marcharam até a Place de La Bastile, em Paris, para ouvir Jean-Luc Mélenchon, o líder da Frente de Esquerda (Front de Gauche), criticar as políticas do governo de François Hollande. Logo em seguida, autoridades do governista Partido Socialista rapidamente descreveram o protesto como um tiro no pé, algo prejudicial e corrosivo à esquerda como um todo. Acusações de populismo e “gauchisme” (políticas irrealistas) rapidamente surgiram do quartel-general socialista.

Não é prudente ironizar aqueles que marcharam contra as finanças e a austeridade na França, uma vez que foram eles próprios que elegeram François Hollande nas últimas eleições presidenciais. Embora o evento de domingo tenha sido organizado pela Frente Esquerda, uma coalizão eleitoral composta por nove partidos, grandes segmentos da esquerda estavam representados, inclusive Eva Joly, a candidata a presidente do Partido Verde, membros de sindicatos, o Partido Anticapitalista Novo e muitos simpatizantes socialistas. A maioria tem uma coisa em comum: votou em Hollande em maio de 2012, quando ele derrotou Nicolás Sarkozy.

Há um ano, as expectativas da esquerda francesa quanto à presidência de Hollande eram bem baixas. No entanto, as pessoas esperavam, pelo menos, uma ruptura com o que chamavam de “hiper-presidencialismo” de Sarkozy, bem como com suas reformas econômicas, que tinham em grande parte beneficiado os ricos. Mas, como Mélenchon disse em seu discurso: “o período de adaptação de Hollande terminou, e os resultados não são satisfatórios”.

Seria errado afirmar que a impopularidade de Hollande tem a ver com seu estilo pouco presidencial, sua suposta fraqueza e indecisão, ou o desemprego recorde na França. Esses fatores podem desempenhar um papel, mas são marginais. Na verdade, por não honrar suas promessas eleitorais e por não se afastar da agenda pró-mercado financeiro de Sarkozy, Hollande decepciona seu eleitorado.

 

Fontes:
The Guardian - French voters have had enough of François Hollande and his government

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *