Início » Cultura » Em 1522, o navegador Juan Sebastián Elcano completa a primeira volta ao mundo da história
Nesta data

Em 1522, o navegador Juan Sebastián Elcano completa a primeira volta ao mundo da história

No dia 6 de setembro de 1522, foi completa a primeira volta ao mundo

Em 1522, o navegador Juan Sebastián Elcano completa a primeira volta ao mundo da história
O itinerário da viagem de Magalhães ao redor do mundo (Foto: Wikipedia)

A primeira circunavegação da Terra foi iniciada por Fernão de Magalhães, em 1519, e concluída por Juan Sebastian Elcano, em 1522. A proposta feita ao rei espanhol Carlos I foi o empreendimento na busca de um canal que permitisse transpor o continente americano. Para a missão, a coroa espanhola proporcionou-lhe 270 marinheiros e cinco navios: Trinidad, Concepción, Santiago, San Antonio e Victoria. Três anos depois, Juan Elcano regressou com um só navio, o Victoria, apenas 16 homens e um carregamento de cravo-da-índia. O itinerário, que saiu da Europa rumo a oeste e voltou pelo leste, demonstrou que a Terra era redonda.

Fernão de Magalhães nasceu em Portugal, em 1480. Como navegante e militar, prestou inúmeros serviços à coroa portuguesa na África e na Índia. Partiu para a Espanha por causa da recusa do rei português em conceder-lhe uma ascensão de cargo. O rei Carlos I encarregou-o de encontrar um caminho para as Índias pelo ocidente. Magalhães chegou até o estreito no extremo sul da América, que hoje leva seu nome, e demorou mais de um mês para percorrê-lo. Morreu em Mactan, Filipinas, em 1521, antes de concluir a viagem.

Juan Sebastián Elcano nasceu em Guipúzcoa, em 1476. Se alistou na expedição de Magalhães após se estabelecer em Sevilha, depois de participar de uma batalha militar. Com a morte do navegante português, Elcano assumiu o comando da expedição. Em 8 de setembro de 1522, conseguiu voltar a Sevilha, na Espanha, concluindo assim a primeira volta ao mundo. Morreu numa segunda viagem, no meio do oceano Pacífico, em 1526.

Fontes:
Klick Educação - A primeira volta ao mundo

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *