Início » Internacional » Em 1990, Mikhail Gorbachev ganha o Prêmio Nobel da Paz
NESTA DATA

Em 1990, Mikhail Gorbachev ganha o Prêmio Nobel da Paz

Por seus esforços para acabar com a Guerra Fria, Mikhail Gorbachev ganha o Prêmio Nobel da Paz

Em 1990, Mikhail Gorbachev ganha o Prêmio Nobel da Paz
Gorbachev assinou com o presidente americano Ronald Reagan um acordo de destruição de armas nucleares (Foto: Wikipedia)

Em 15 de outubro de 1990, o líder soviético Mikhail Gorbachev ganhou o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho em acabar com as tensões da Guerra Fria. Eleito presidente da República em 1989, assinou com o presidente americano Ronald Reagan um acordo de destruição de armas nucleares.

Desde a sua chegada ao poder, seus esforços sempre foram voltados a acordos políticos com países não comunistas. Dedicou-se também a concentrar mais esforços e recursos nos planos de reforma interna.

Dentre as suas realizações estão quatro reuniões com o ex-presidente Ronald Reagan, incluindo um encontro em 1987, quando ele ainda era secretário Geral da URSS, quando chegaram a um acordo para desativar os mísseis americanos e soviéticos de alcance médio na Europa. Ele também começou a remover as tropas soviéticas do Afeganistão em 1988 e fez pressão diplomática em Cuba e no Vietnã para que retirassem seus exércitos de Angola e Kampuchea (atual Camboja), respectivamente. Em um encontro com o ex-presidente George Bush, em 1989, Gorbachev declarou que a Guerra Fria tinha acabado.

A política de não intervenção de Gorbachev, durante manifestações populares na Europa Oriental no fim dos anos de 1980 e início dos anos 1990, também o fez ganhar respeito no Ocidente. Ele impediu que a União Soviética intervisse quando a Tchecoslováquia, a Alemanha Oriental, a Polônia e outros países da Cortina de Ferro começaram a ir em direção a sistemas políticos mais democráticos e economias de livre mercado.

Mikhaik Sergéevich Gorbachev nasceu em Stavropol, na URSS, e estudou direito em Moscou. Casou-se com Raísa Gorbacheva em 1953, com quem teve uma filha. Fez carreira no Partido Comunista da União Soviética (PCUS) e foi eleito um dos secretários do Comitê Central em 1978.

Em agosto de 1991 sofreu uma tentativa de golpe dos setores conservadores, mas retornou ao poder em menos de 72 horas. Em dezembro daquele mesmo ano, a URSS vota sua autodissolução, e Gorbachev renunciou à presidência.

Desde então, ele faz conferências e escreve para vários jornais ao redor do mundo.

Fontes:
History - Mikhail Gorbachev ganha o Prêmio Nobel da Paz
Algo Sobre - Mikhail Gorbatchov, Mikhail Gorbachev

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *