Início » Internacional » Em novo áudio, Khadafi pede a ‘purificação’ de Trípoli
Líbia

Em novo áudio, Khadafi pede a ‘purificação’ de Trípoli

Rebeldes ainda procuram o ditador e afirmam que teriam cercado seu esconderijo

Em novo áudio, Khadafi pede a ‘purificação’ de Trípoli
Grupo de rebeldes chegou a cercar um complexo de prédios (Reprodução/OGlobo)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Uma mensagem de áudio atribuída a Muammar Khadafi, pedindo resistência ao povo líbio, foi divulgada nesta quinta-feira, 25. Na gravação, Khadafi pede aos seus seguidores que “purifiquem” a capital Trípoli que, de acordo com ele, está repleta de “ratos, cruzados e infiéis”. Enquanto isso, rebeldes continuam a caça pelo ditador e afirmam que teriam cercado o seu possível esconderijo.

Leia também: Khadafi pede pra população ‘limpar’ capital Líbia
Leia também: Filho de Khadafi aparece e diz que o pai está no controle

Na gravação, que foi divulgada por poucas emissoras do país, Khadafi disse que “a Líbia é para o povo líbio, não para agentes, não para o imperialismo. Não é para a França, não é para Sarkozy ou para a Itália. Trípoli é para vocês e não para os que apoiam a Otan”

Como ainda não há pistas concretas de seu paradeiro, a caça por Khadafi continua. Desde a chegada dos rebeldes à capital, no início da semana, o ditador só se manifestou apenas através de áudios. Moussa Ibrahim, porta-voz do ditador, declarou que Khadafi continuará na Líbia e em segurança e com saúde. Ibrahim acrescentou ainda que as tropas irão permanecer fiéis a ele na luta contra os rebeldes.

Um grupo de rebeldes chegou a cercar um complexo de prédios residenciais em Trípoli, onde Khadafi supostamente estaria escondido. Tropas do ditador que estavam no local trocaram tiros com o grupo opositor dentro dos prédios. Filhos do ex-ditador também estariam com ele, mas depois de horas de confronto, não houve qualquer informação sobre a presença da família.

Depois de controlarem a capital, os rebeldes tentaram tomar cidades de leste a sul do país. Em Sirta, cidade natal de Khadafi, simpatizantes do ditador tentaram combater  insurgentes.

Líbios rebeldes admitiram que o objetivo é tomar a cidade, mas líderes tribais ligados ao ditador devem continuar a apresentar uma forte resistência e já pensam numa maneira de negociar a rendição pacífica da cidade.

Fontes:
O Globo - Em novo áudio, Kadafi chama seguidores a marchar para 'purificar' Trípoli e retirar 'ratos e infiéis'

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Jose Milton DeQuevedo disse:

    Minha Opiniao é que os Líbios devem julgar este crápula, do kadafi e seus asseclas.
    O povo é que sofreu na pele os maleficios por ele patrocinados.
    Enquanto a maioria da população vivia oprimida e, muitas vezes passando necessidades basicas de sobrevivencia, ele gastava milhoes para dar luxo e acumular fortunas para sua prole.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *