Início » Internacional » Em Portugal, ex-premier tem prisão preventiva decretada
Justiça portuguesa

Em Portugal, ex-premier tem prisão preventiva decretada

José Sócrates é acusado de fraude fiscal, corrupção e lavagem de dinheiro

Em Portugal, ex-premier tem prisão preventiva decretada
Ex-premier português José Sócrates (Fonte: Reprodução/AFP)

Após ser detido na última sexta-feira, 21, o ex-primeiro-ministro português José Sócrates, acusado de fraude fiscal, corrupção e lavagem de dinheiro, teve a prisão preventiva decretada nesta segunda-feira, 24.

O advogado de Sócrates, de 57 anos, disse que a decisão é “profundamente injusta e injustificada”, e que entrará com recurso.

A detenção de José Sócrates, que governou Portugal entre 2005 e 2011, abalou o país. A notícia também repercutiu em várias partes do mundo.

A investigação por fraude fiscal e corrupção também levou três colaboradores do ex-premier para a cadeia: o empresário Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o motorista João Perna.

O Ministério Público informou que empresas e também a casa de Sócrates em Lisboa foram alvos de diversas diligências nos últimos dias. O objetivo era obter provas de operações bancárias fraudulentas.

A imprensa portuguesa revelou que uma denúncia procedente da estatal Caixa Geral de Depósitos levou à investigação de altas quantias transferidas para a conta do ex-premier, incompatíveis com a sua renda e com suas declarações ao fisco.

Fontes:
G1 - Ex-premiê português José Sócrates tem prisão preventiva decretada

1 Opinião

  1. Joma Bastos disse:

    Por onde andas Justiça Brasileira?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *