Início » Internacional » Em resposta a Obama, Irã diz que nada impede programa nuclear do país
Relações diplomáticas

Em resposta a Obama, Irã diz que nada impede programa nuclear do país

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Na celebração do Nouruz (Ano-Novo) no Irã, nesta sexta-feira, 20, o líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, não mencionou o vídeo gravado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que oferece uma reaproximação entre os dois países, em troca do compromisso iraniano de encerrar as ameaças e abandonar as armas.

Khamenei afirmou que as principais potências mundiais já foram convencidas de que não podem impedir o progresso do programa nuclear do país, que é criticado pela comunidade internacional por supostas pretensões militares.

Já o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, fez outra gravação, destinada aos iranianos, afirmando que as potências mundiais chegaram a um “beco sem saída” em sua pressão pela desnuclearização iraniana. No discurso, Ahmadinejad também não se pronunciou sobre as palavras de Obama.

Obama envia mensagem de conciliação ao Irã

O presidente Obama, dos EUA, enviou nesta sexta-feira uma mensagem de conciliação ao Irã, prometendo um “novo começo” na relação entre os dois países.

Apesar de ter agradecido a mensagem do presidente americano, o Teerã pediu que haja “mudanças concretas” antes de dar continuidade a qualquer aproximação. Durante uma crise entre 1979 e 1982, os EUA cortaram as relações diplomáticas com o Irã, quando 52 diplomatas americanos ficaram reféns de um grupo de estudantes militares iranianos.

Na mensagem ao Irã, Obama disse que seu governo procura um novo modo de avançar com o mundo muçulmano. Além disso, o presidente faz um chamado para que os países encontrem uma solução para resolver as diferenças e iniciar um relacionamento “honesto”.

Fontes:
Folha Online - Obama acena aproximação com Irã, que rebate com pedido por mudanças concretas
Folha Online - Líderes do Irã ignoram mensagem de Obama e dizem que nada para programa nuclear

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *